Cultura

Artista de Paranaguá expõe obras de arte regionais no Museu do Louvre

Rafael Palotino leva ao Museu do Louvre, em Paris, a vivência da arte, música e cultura caiçara

arte museudolouvre foto1

As obras de arte de Rafael Palotino, denominadas “Fandango de Paranaguá” e “Choro Brasileiro” estão em exposição no Museu do Louvre, em Paris

O artista parnanguara Rafael Palotino, realiza o sonho de expor duas obras na Exposição Internacional de Arte Contemporânea, nesta semana, no Museu do Louvre, em Paris, na França.

As obras de arte denominadas “Fandango de Paranaguá” e “Choro Brasileiro” levam até Paris um pedaço da cultura regional caiçara e de Paranaguá. Isso porque Rafael Palotino utilizou de sua inspiração e vivência na música, arte e cultura local para produzir as obras.

obras museudolouvre2
Artista Rafael Palotino com a obra “Fandango Caiçara”. (Foto: Divulgação do artista)

A primeira obra de arte, segundo explica o artista, “representa a cultura popular da nossa cidade”. Através de personagens alegres com cores vibrantes em tinta acrílica sobre tela, Rafael exprime o Fandango, a dança típica de Paranaguá, que pode ser bailada e sapateada, através do som marcante das violas, pandeiro e rabeca.

Já a obra “Choro Brasileiro, é uma expressão da cultura musical brasileira através do primeiro gênero musical genuinamente brasileiro, o Choro. E quando se trata do “Choro Brasileiro”, Palotino é fã e experiente no assunto. Ele, que é professor de música, em Paranaguá, fez questão de tocar o gênero brasileiro pelas ruas de Paris com canções de Cartola e o famoso “Brasileirinho”, de Waldir Azevedo. 

Aprendizado com a exposição no Museu do Louvre

Palotino enfatiza a importância do sonho realizado no Museu do Louvre.

“O meu maior aprendizado na realização desse sonho é que é sempre possível vencer quem nunca desiste. Na vida, muitas pessoas ou situações vão querer te parar, dizer que você não é capaz, mas só você pode decidir se é capaz ou não. Hoje realizei o maior sonho da minha vida, estar no Museu do Louvre, e de bônus, estou expondo no mesmo local”, destaca.

Oportunidade para a exposição em Paris

A oportunidade de expor no Museu do Louvre, em Paris, surgiu através de um convite de uma galeria de arte do Rio de Janeiro para participar de uma seleção de artistas.

“Após participar de várias etapas de um processo seletivo que envolve análise de obras, currículo, biografia, e entrevista fui aprovado e passei a ser um artista representado pela Galeria Vivemos Arte e expositor no Salão de Arte Contemporânea Carrossel do Louvre 2024”, explica.

Sobre as expectativas para os próximos trabalhos, Palotino diz que as expectativas são positivas.

“As expectativas são as melhores possíveis, pois essa exposição me proporcionou experiências incríveis e um bom destaque no currículo. Mas o objetivo é continuar trabalhando e evoluindo cada vez mais. Com dedicação e fé, Deus vai preparando as oportunidades”, ressalta o artista.

Valorização da arte e cultura de Paranaguá 

Ao expor uma obra de arte regional na França, Rafael entende a representatividade de suas obras de arte e acredita que esse pode ser um ponto de partida a mais para o incentivo à valorização da arte e cultura em Paranaguá. 

“Acredito que todas as cidades têm sua própria beleza, sua rica cultura. O que precisa é que as pessoas da cidade, incluindo todos os cidadãos, educadores, e especialmente os políticos e gestores, comecem a valorizar mais a arte e a cultura, principalmente entendendo-as como forte ferramenta de transformação social. É preciso investir mais nessa área, oportunizar acessos e incentivar produções”, destaca o artista parnanguara.

Palotino também deixa uma mensagem de incentivo para que as pessoas não desistam dos seus sonhos. Isso porque o parnanguara conseguiu realizar o desejo não apenas de conhecer Paris, mas como expor uma obra de arte autoral.

“Eu cresci vendo Paris, especialmente o Museu do Louvre, em livros e filmes. Na verdade, é um sonho de infância estar nesse lugar. Quando a oportunidade surgiu, não pensei duas vezes antes de abraçá-la. Estar no museu do Louvre foi uma experiência incrível, inexplicável, expor no Carrossel Du Louvre foi um bônus que completou a minha realização. Estou muito grato pela oportunidade e experiência”, completa. 

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

Carrossel do Museu do Louvre

O Museu do Louvre é famoso mundialmente como marca da cultura francesa. Nele, estão obras de arte como Monalisa e Vênus de Milo.

O museu é considerado um dos maiores e também é o mais visitado de todo o mundo, com uma média de 15 mil visitantes por dia.

Já o Carrossel do Louvre, onde estão as obras do artista parnanguara, é um pequeno centro comercial que fica entre o Museu do Louvre e o Jardim das Tuileries, abaixo do solo. Tem também um estúdio-teatro.

Você também poderá gostar

Artista de Paranaguá expõe obras de arte regionais no Museu do Louvre

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Artista de Paranaguá expõe obras de arte regionais no Museu do Louvre

Aline Benvenutti

Jornalista profissional desde 2006. Formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Positivo, em Curitiba/PR. Pós-graduada em Assessoria de Comunicação e Novas Tecnologias pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão / Uninter. Certificada pelo Instituto Palavra Aberta como multiplicadora de Educação Midiática. Estudiosa de fact-checking, educação midiática e interessada no jornalismo de soluções. Já trabalhou em Assessoria de Comunicação de órgão público e empresa privada, além de jornal impresso.