Nos dias 20, 21 e 22 de abril, acontece em Antonina a primeira edição do Encontro de Tradições. O evento vai reunir feira de artesanato e arte popular, cortejos pelos bairros, exposições de fotos, trajes, bonecos, romaria do Divino e também caminhada da Folia de Reis e cantoria no presépio.
Todas as tradições da cultura estarão juntas em um só evento. A idealização é da produtora Olaria Projetos de Arte e Educação, a qual nasceu da parceria da curadora Lia Marchi com o produtor LM Stein, que assinam em conjunto a direção do evento. Nos dias das atividades, estarão reunidos na cidade de Antonina, litoral do Paraná, representantes de diversas tradições do Estado, apresentando ao público a música, a dança, o artesanato, enfim as riquezas das tradições culturais populares.
FEIRA
Na feira de Artesanato e Arte Popular haverá 15 barracas de mestres, comunidades, cooperativas e grupos populares, que trazem sua produção artesanal para que as pessoas entrem em contato direto com os criadores. “Em muitos casos, o público terá a oportunidade de ver ali no evento o processo de confecção dos produtos e conversar com quem faz de fato, saber a realidade destes artesãos e, desta forma, adquirir produtos com toda história e tradição”, afirma Lia.
FANDANGO, TRADIÇÃO HOMENAGEADA
Doze grupos tradicionais do Paraná se reúnem no Encontro de Tradições, em variada programação de apresentações. Valorizando o Fandango, homenageado nesta edição de estreia, o evento contará com bailes dos Grupos Mestre Brasílio e Pés de Ouro. Haverá também danças ucranianas, Folia de Reis com os Mensageiros da Paz de Londrina, Romaria do Divino de Paranaguá, Congada Ferreira da Lapa, Boi de Mamão e representações de aldeias indígenas e da cultura afro. Acontecem também nove oficinas ligadas às expressões populares, além do Fandango. Haverá opções como Coroas de Congada, Pêssankas, Estandartes, Mandalas, Casa de Farinha, Cultura Indígena, Ervas Tradicionais, entre outras.
Toda programação do evento está disponível no site do projeto através do link.