Na tarde de terça-feira, 6, foi realizada a entrega dos certificados para os alunos que participaram das aulas de teatro promovidas pela Fundação Municipal de Cultura (Fumcul) em 2016, na Casa Dacheux. Grande parte desses talentos parnanguaras participou, inclusive, da edição deste ano do Festival de Teatro e comemorou a vivência com o arte durante todo este período.
A presidente da Fumcul, Olga Maria e Castro, afirmou que a entrega dos certificados para esses jovens significou a realização de um sonho. “Fazia falta uma escola assim em Paranaguá de forma séria, contundente, que ensinasse o teatro desde o primeiro momento, do comportamento nas coxias até o movimento no palco. Sempre quis trazer isso e hoje estamos aí”, destacou.
Uma das alunas a receber o certificado foi Gisela Deniz de Siqueira Honchi, de 16 anos, que frequentou durante este ano as turmas da tarde e da noite. “Estou no quarto ano de teatro pela Fundação. É muito gratificante receber esse certificado, pois nos esforçamos o ano inteiro. A arte para mim é muito importante, a gente se sente bem fazendo isso, não é só um hobby, é uma coisa que eu quero levar para a minha vida. Para quem não conhece, eu indico participar porque é muito bom”, relatou Gisela.
Maria Eduarda Gomes, também de 16 anos, foi outra a receber o certificado e já participou de diversas peças teatrais. “Já fiz cinco peças pela Fundação de Cultura. O ano passado fizemos, mas não teve formatura, e este ano já teve, o que é muito legal. É o resultado de tudo que a gente já fez. O teatro para mim é super importante, é um lugar onde eu encontro com os amigos, é divertido, é como uma terapia”, frisou Maria Eduarda.
A ARTE DE ENSINAR
Uma das pessoas que possibilitaram que jovens como Gisela e Maria Eduarda conhecessem e se aprofundassem na arte da encenação foi a professora Viviane Túlio. A professora trabalha com teatro há 15 anos e destacou a importância da convivência com tantos jovens. “Já temos a experiência em Matinhos do trabalho com adolescentes e percebemos que Paranaguá tem talentos com um potencial incrível”, afirmou.
Para ela, a entrega dos certificados marcou o ciclo de aulas deste ano. “As aulas são gratuitas e acontecem uma vez por semana. A formatura marcou o final das aulas deste ano e, talvez no ano que vem, a gente comece com turmas de formação de artistas, que poderão tirar a capacitação profissional”, revelou Viviane.