A Associação Cristã de Estudos da Fraternidade e Irmandade (ACEFI) promove no sábado, 28, a partir das 20h, a festa cigana "João e Carmem". O evento é aberto ao público em geral e será realizado na sede da ACEFI, Rua do Manganês, 100, Jardim Ouro Fino.
A festividade que é tradicional na instituição tem como objetivo resgatar e valorizar a cultura cigana. Haverá lanchonete, espaço infantil, fogueira dos pedidos, dança do fogo e apresentação musical.
Um dos organizadores, Lederson Souza, explica que tudo que envolve o povo cigano não se trata de religião e sim de uma cultura milenar que está presente em diversas partes do mundo. “Atualmente, os ciganos estão espalhados por todo o mundo, desde a Índia, África, regiões asiáticas, Europa, América Latina, incluindo o Brasil. É uma oportunidade para o público conhecer um pouco da cultura, desde o misticismo, às danças e também as crenças”, explica.
Quiromancia cigana será realizada durante o evento
Ele ainda ressalta que haverá quiromancia (leitura das mãos) e dos olhos, tarô milenar cigano e leitura de cristais. “Na parte das danças haverá algumas novidades como a dança do amor e da prosperidade. Convidamos todas as pessoas a fazerem parte desta festividade cultural”, ressalta.
Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente por R$ 20 ou na hora. Informações pelo telefone (41) 3422-2294. O valor arrecadado ficará para a instituição sendo revertido para projetos sociais.