Cultura

32.º Festival de Inverno da UFPR inicia no próximo domingo

Abertura terá espetáculo com os atores Daniel Dantas e Letícia Sabatella em Antonina

No próximo domingo, 17, às 17h30, acontecerá em Antonina a abertura do 32.º Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no Theatro Municipal. Após dois anos de pandemia, o evento volta a ocorrer de forma presencial integralmente, algo que beneficia a economia, o turismo e a cultura paranaense e litorânea. O evento inaugural contará com o espetáculo “O Grande Circo Místico” e a peça “Ilíada de Homero”,às 21h com os atores Letícia Sabatella e Daniel Dantas.

Segundo a assessoria da UFPR, o espetáculo “O Grande Circo Místico” ocorre com apresentação da Orquestra Filarmônica da UFPR junto ao Grupo de MPB da UFPR. Posterior a isso, ocorre a peça “Ilíada de Homero”, que conta a epopeia “Ilíada”, poema clássico escrito por Homero na Grécia Antiga. 

Programação já inicia no sábado

“A partir de sábado, 16, Antonina se torna palco para uma série de atividades artístico-culturais. Mais de 100 ciclistas após percorrer mais de 90 quilômetros pela Estrada da Graciosa anunciam a chegada do maior e mais importante evento de extensão e cultura da Universidade. Ainda durante o sábado, a praça central de Antonina será ocupada pelos estudantes da UFPR, que ofertarão jogos, brincadeiras e lazer para toda a família. Na Estação Ferroviária da cidade, acontece às 15h o Café & Prosa – um encontro literário e bate papo com autores do litoral, seguido da abertura da Exposição “Novos Caiçaras”, composta exclusivamente por artistas da região”, explica a organização do evento.

De acordo com a assessoria, o festival deste ano exalta o saber-fazer caiçara, oferecendo a estudantes e população oficinas, rodas de conversa, workshops, vivências em mais de 30 atividades formativas que acontecem durante a semana. “Além disso, para os amantes de aventura, o evento oferta a Trilha na Mata Atlântica, Experiências na Baía de Antonina com caiaque e práticas de remada e trilhas urbanas guiadas pela educação patrimonial”, completa.

Espetáculos gratuitos

A UFPR afirma que a programação de espetáculos artísticos abertos e gratuitos abertos ao público será iniciada na quinta-feira, 21, em um palco montado na Avenida do Samba. No local acontecerão shows, intervenções e outras manifestações culturais. “Entre os vários espetáculos, destacam-se um encontro histórico de diferentes grupos de Fandango do litoral paranaense e mestres fandangueiros, que acontece na ADEMADAN na sexta-feira, 22, e o Acústico com João Triska no Clube Náutico / Slocum 88 no sábado , 23”, acrescenta. 

“No último dia do festival, está previsto para seu encerramento o encontro da Pipoca da Jay com o CarnaFEST, que reúne escolas de samba da cidade, em um grande baile público de carnaval, com show de fogos para iluminar o céu de Antonina”, informa. 

Benefícios ao litoral

Segundo a universidade, a edição do Festival do Inverno foca proporcionar, de forma contínua, benefícios à sociedade litorânea em seus sete municípios, com foco no “desenvolvimento sustentável da economia criativa local e a difusão da diversidade e da produção de bens culturais”, completa. “O Festival de Inverno da UFPR assim se mantém, como tem feito já há 32 invernos, um grande espaço aberto de aprendizagem, prática e reflexão crítica. Uma possibilidade de encontro, de apreciação e produção artístico-cultural por meio do jeito de ser e estar, do saber e do fazer caiçara”, ressalta a UFPR.

SERVIÇO

32.º Festival de Inverno da UFPR em Antonina 

De 16 a 23 de julho 

Confira programação completa no site: www.proec.ufpr.br/festival2022 

Siga o Festival nas Redes Sociais: www.instagram.com/festivaldeinvernodaufpr

Com informações da UFPR

32.º Festival de Inverno da UFPR inicia no próximo domingo

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


32.º Festival de Inverno da UFPR inicia no próximo domingo

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.