Na tarde de domingo, 2, aconteceu o 2.º Afoxé em Paranaguá. Apesar da chuva, o evento reuniu cerca de 300 pessoas que percorreram as ruas centrais de Paranaguá, resgatando antigas tradições.
O objetivo é a preservação da memória e da cultura afro em Paranaguá. Neste sentido, os organizadores realizam um ato cívico e cultural e inter-religioso com paradas estratégicas em pontos históricos como o Largo Monsenhor Celso, a Praça do Pelourinho e o Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP), locais que foram marcados pela sociedade escravagista.
Um dos pontos de parada foi no pelourinho
O Afoxé é uma realização da Associação Cristã de Estudos da Fraternidade e Irmanada (Acefi), em parceria com a Prefeitura de Paranaguá. De acordo com Lederson Souza, organizador do evento, apesar da chuva o evento foi um sucesso.
“Pessoas de Curitiba, Antonina, Morretes e Matinhos estiverem presentes. Entendemos que a causa é nobre, que a fé sem ação de nada vale, que a chuva é melhor que um sol escaldante e, na verdade, foi uma bênção que lavou nossas almas. Acreditamos que tenha sido o mesmo público fiel da edição do ano passado”, explica.
Souza ressalta ainda a participação dos adeptos, dos povos de terreiros. Segundo ele, foi fundamental, pois acreditam na credibilidade do evento e no seu fundamento. “Temos a certeza que os próximos afoxés serão um sucesso”, complementa.
Evento foi organizado pela ACEFI. Público superou as expectativas da organização do evento
Para o participante Fabrício Souza, do Centro Caminho da Paz, Luz dos Orixás, o Afoxé não é somente uma reunião de pessoas.
“É uma reunião de valores, que vem dos nossos antepassados, daqueles que um dia chegaram a nossa terra e foram escravizados e aqui juntando seus fragmentos reformularam sua devoção e a sua fé. O Afoxé do dia 2 de fevereiro em Paranaguá faz mostrar que o nosso amor pelo sagrado, pelos nossos orixás nunca irá morrer. Salve nossa mãe Iemanjá, salve nossos orixás. Gratidão de todos que participaram e ajudaram para realização do evento”, destacou.
Os organizadores agradecem ainda ao IHGP, à Irmandade São Benedito e também a Prefeitura de Paranaguá, através das secretarias envolvidas.