conecte-se conosco

Cultura

12.ª edição da Festa Nacional da Tainha começa na sexta-feira em Paranaguá

Evento ocorrerá até 7 de julho na Praça Mário Roque

Publicado

em

Evento gastronômico ocorrerá de 28 de junho a 7 de julho na Praça Mário Roque. / Foto: Arquivo

Na sexta-feira, 28, tem início a 12.ª edição da Festa Nacional da Tainha, em Paranaguá. Este ano, um dos mais tradicionais eventos da Cidade Mãe do Paraná, voltará a ocorrer na Praça de Eventos Mário Roque, onde toda estrutura do evento gastronômico estará montada. A realização é da Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur).

No dia 11 de junho, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, junto com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, realizou uma reunião na Estação Ferroviária, em que a comunidade pesqueira do município de Paranaguá encaminhou os valores referentes aos pratos que serão ofertados na Festa da Tainha. A festividade acontecerá do dia 28 de junho ao dia 7 de julho de 2024.

A Prefeitura de Paranaguá realizou uma reunião com a comunidade pesqueira do município, que encaminhou os valores referentes aos pratos que serão ofertados na Festa da Tainha. / Foto: Secultur

“Este evento tradicional no município é um passo muito importante para a valorização e fortalecimento da cultura local, além de desenvolver a economia e a sustentabilidade das comunidades pesqueiras de Paranaguá”, informou a Secultur.

Segundo a secretária da pasta, Maria Plahtyn, a expectativa para o evento é grande, tendo em vista que é o período da temporada da tainha na região Sul do País. “A Festa da Tainha sempre é um evento que cria uma expectativa muito grande, nós sempre esperamos esse evento chegar, porque é um dos eventos mais longos que nós temos no calendário, e é um dos principais eventos, onde a gente traz a gastronomia, a cultura, o turismo de base comunitária, todos esses atores chegam na Praça Mário Roque. Sabemos que existe um fluxo turístico muito grande dentro da Festa da Tainha, o pessoal busca tanto a culinária por conta da iguaria, a tainha, quanto os preparos, que são tradicionais, onde as comunidades pesqueiras trazem para a praça”, destacou.

Evento gastronômico ocorrerá de 28 de junho a 7 de julho na Praça Mário Roque. / Foto: Arquivo

De acordo com a secretaria, as comunidades pesqueiras têm se fortalecido na cidade de Paranaguá, que é o turismo de base comunitária, ou seja, as pessoas podem encontrá-los também nas comunidades pesqueiras fazendo o mesmo preparo, com os mesmos insumos. Portanto, é um evento que reúne todas essas qualidades da culinária, da gastronomia, do turismo e da cultura da região em um evento só.

“A festa começa dia 28 de junho, no dia 29 é o dia do pescador, então é um dia tradicional para a gente estar com a festa em andamento, e vai até o dia 7 de julho. São dois finais de semana de evento que a gente pode encontrar na Praça Mário Roque, o pessoal vai estar lá com as cozinhas da comunidade pesqueira, e além da tainha, que é o carro chefe do evento, a gente tem uma programação musical muito extensa com shows nacionais, tem os nossos músicos locais e regionais que também dão um show, fazem um espetáculo durante toda semana de evento, inclusive nos dias de shows nacionais, a gente vai ter parque de diversões, vai ter as outras opções de alimentação, a Feira da Lua, então a diversidade de gastronomia vai ser muito grande e para toda a família, valorizando os pescadores da nossa região”, contou a secretária Maria Plahtyn.

No dia 29 de junho terá a apresentação do cantor sertanejo Felipe Araújo. / Foto: Divulgação

Dois shows nacionais estão programados. No dia 29 de junho terá a apresentação do cantor sertanejo Felipe Araújo, no Palco Tutóia. E, no dia 5 de julho, quem sobe ao palco é o grupo Exalta.

Cerca de 12 comunidades pesqueiras de Paranaguá estarão atuando nesta edição da Festa Nacional da Tainha. “Serão 12 cozinhas da comunidade pesqueira. Essas famílias vêm para cá e se dedicam muito a realizar esse trabalho, eles saem de suas casas que são geralmente lá nas comunidades pesqueiras, nas comunidades ribeirinhas e insulares de Paranaguá, vêm aqui para o continente, passam essa semana conosco, se hospedam por aqui e fazem os preparos que já são tradicionais da culinária caiçara”, disse.

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

As cozinhas funcionarão a partir das 10h30 e ficarão abertas até a meia-noite, servindo almoço e janta. “A gente tem visto que a pesca já tem sido de muito sucesso, o primeiro lanço veio com muita tainha e está prosperando, graças a Deus, a nossa baía tem sido muito generosa e essa temporada mais ainda. Então, com certeza a expectativa é a gente superar os números dos anos anteriores, que chegamos a quase 20 toneladas de tainha, acredito que esse ano a gente supere tranquilamente”, finalizou a secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn.

Em alta