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Coronavírus

Telemedicina Paraná chega a 2,3 mil atendimentos

Lançado há duas semanas, o serviço de atendimento de saúde online pode ser acessado de qualquer localidade paranaense

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O Telemedicina Paraná completou nesta semana, 2.395 atendimentos, auxiliando nas medidas de enfrentamento e prevenção à Covid-19 adotadas pelo Governo do Estado. Lançado há duas semanas pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior, o serviço de atendimento de saúde online pode ser acessado de qualquer localidade paranaense pelo site ou pelo aplicativo Telemedicina Paraná, disponível para os sistemas Android e IOS.

Além de agilizar o atendimento médico à população, a plataforma ajuda a diminuir o fluxo de pessoas nas unidades de saúde, evita aglomerações e deslocamentos, protege os profissionais de saúde e possibilita que o cidadão passe por consulta diretamente de sua casa. O serviço também possibilita o suporte para diagnóstico clínico de forma remota, permitindo a interpretação de exames e a emissão de laudos médicos.

De acordo com o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, a telemedicina conecta pacientes aos especialistas, reforçando o distanciamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“A telemedicina é uma ação expressiva e inovadora no combate à pandemia. A plataforma contribui para a atuação no estágio inicial de triagem e contenção de encaminhamentos para as unidades de saúde, com o atendimento de profissionais e estudantes capacitados da área”, destaca Bona.

NA PRÁTICA 

Atuam na plataforma 160 médicos, enfermeiros e estudantes de cursos da área da saúde das universidades estaduais do Paraná e da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Dos 2.395 atendimentos realizados, 188 pacientes consultaram os médicos da plataforma e apenas dez foram encaminhados para as unidades de saúde. Heidi Kruklis, uma das médicas indicadas pelo Conselho Regional de Medicina para atuar no serviço, destaca a importância da telemedicina.

“A telemedicina permite uma consulta médica completa, reduzindo o número de atendimentos presenciais em unidades de saúde e de pronto atendimento, evitando a exposição desnecessária de pacientes e profissionais da saúde”.

Ela já atendeu cerca de 40 pacientes no Telemedicina Paraná e acredita que a consulta remota será mais utilizada após o período de pandemia.

Felício de Freitas cursa o 5.º ano de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e afirma que a experiência no Telemedicina Paraná tem sido de muito aprendizado. “Acredito que como estudante de uma universidade pública tenho o dever de auxiliar a população nesse momento importante com o conhecimento que adquiri durante o curso”.

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO

Desde a terça-feira, 28, o Telemedicina Paraná também disponibilizará atendimento psicológico gratuito. São 14 psicólogos voluntários que atenderão o público.

“Vamos realizar atendimentos de acolhimento de sentimentos como medo, pânico, ansiedade e todas as outras preocupações que envolvem o processo pandêmico que não dizem respeito apenas à doença. Queremos viabilizar o acesso amplo ao atendimento psicológico”, ressaltou a psicóloga Jeanine Rolin.

PASSO A PASSO 

Após o cadastro no aplicativo ou no site, o paciente preenche um formulário sobre sua condição de saúde. O sistema faz uma triagem inicial por meio da inteligência artificial. Se o paciente não for identificado com possíveis sintomas de Coronavírus receberá orientações de como se prevenir.

Se for identificado com algum sintoma será encaminhado para nova triagem com profissionais e estudantes da saúde, com atendimento online via WhatsApp. Se os sintomas não forem de Covid-19 ele receberá novas orientações.

Na consulta online o médico dará o diagnóstico, com possibilidade de encaminhamento para atendimento presencial na unidade de saúde mais próxima do paciente. O médico também pode prescrever medicamentos e emitir atestados.

Fonte: AEN

Foto: SETI