A taxa de transmissão (Rt) da Covid-19 caiu um pouco no Paraná nos últimos dias, em comparação ao início do mês de junho, que apontava o índice de contágio estava em 1,12 no Estado.
No informe desta quarta-feira, 22, da Secretaria de Estado da Saúde – SESA, o Paraná tem um Rt médio de 0,96, o que significa que cada 100 pessoas com Covid-19 podem contaminar outras 96 pessoas.
O pico da pandemia em 2022 foi registrado em 13 de janeiro, quando a taxa atingiu 1,97, indicando que a contaminação estava acelerada no Paraná. Deste dia em diante, o índice foi diminuindo e a curva decrescendo.
A última atualização do informe epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), que calcula o Rt médio do Paraná com base em um acompanhamento diário de pessoas infectadas pelo vírus, registrou taxa de reprodução do vírus abaixo de 0,96. “O documento tem como objetivo estimar o nível de contágio pelo vírus em um território durante a pandemia. A contaminação está acelerada se a taxa está acima de 1, estável se é igual a 1 ou em queda se está menor que 1 – o único caso em que a situação epidêmica demonstra melhora. Quanto mais próximo de zero, menores as chances de contágio”, informou a Sesa.
O número significa que, atualmente, 100 infectados pelo vírus da Covid-19 contaminam, em média, 96 novas pessoas.
A recomendação das autoridades de saúde do Paraná é de manter a precaução e continuar seguindo protocolos de segurança e distanciamento social, sempre que possível.
Taxa de transmissão (Rt) Brasil
No Brasil, o índice de contágio nesta quarta-feira, 22, estava em 1,02, o que significa que, atualmente, 100 infectados pelo vírus da Covid-19 contaminam, em média, 102 novas pessoas.
Com informações da Sesa