Com a chegada do Natal, a ampla campanha de vacinação contra a Covid-19 em Paranaguá, terá atendimento paralisado momentaneamente. Segundo as informações do município, nesta semana, seguirão sendo aplicadas a primeira, segunda e terceira dose contra o Coronavírus, bem como a vacina contra a Influenza, até a quinta-feira, 23, das 12h às 17h. A imunização será retomada posteriormente na próxima segunda-feira, 27.
“A Secretaria Municipal de Saúde informa que a partir desta quarta-feira, 22, estará aplicando a terceira dose da vacina contra a Covid-19 Com intervalo de 4 meses após a segunda dose. A Estação Ferroviária está com atendimento até dia 23 de dezembro, das 12h às 17h. O serviço retorna de 27 a 30 de dezembro no mesmo horário”, informa a Prefeitura de Paranaguá. No Ano Novo, a Estação Ferroviária estará fechada, retomando o atendimento no início de 2022.
Segundo o município, todas as etapas de imunização contra o Coronavírus estão sendo oferecidas à população, entre elas a primeira dose a partir dos 12 anos, segunda dose da Pfizer com intervalo de 21 dias. AstraZeneca para todos que receberam essa vacina, CoronaVac conforme a data indicada no documento vacinal e Janssen após dois meses da aplicação da primeira dose. Está também sendo aplicada a “terceira dose para pessoas com mais de 18 anos e, a partir de quarta-feira, 22, com intervalo de 4 meses após a segunda dose”, completa.
Vacinação contra a Influenza
De acordo com o município, apesar de haver vacinas disponíveis em Paranaguá, há um número alto de pessoas que não se imunizaram contra a gripe durante a campanha de imunização. “Com cidades e Estados brasileiros apresentando surtos de influenza, e em Paranaguá ocorrendo um crescimento de casos, a Secretaria Municipal de Saúde manterá a vacinação nas unidades básicas e na Estação Ferroviária para aqueles que ainda não se imunizaram”, reforça.
“Temos percebido um aumento no número de casos de gripe (H3N2) em Paranaguá como também têm ocorrido em outros municípios do país. Desta forma, manteremos a vacinação nas unidades básicas de saúde e na Estação Ferroviária, além de ações que a Secretaria realizará. Se imunizar contra a gripe é tão importante quanto se vacinar contra a Covid-19”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde, Marianne Gomes.
De acordo com a pasta, “diante da necessidade de ampliação das coberturas vacinais e minimização de oportunidades perdidas, o Ministério da Saúde optou neste momento que as vacinas contra a Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou em qualquer intervalo com a vacina da gripe ou as demais vacinas”, acrescenta.
“Vale reforçar na hora do atendimento que temos disponível a vacina da gripe. A prevenção contra a gripe é bem parecida da forma de se evitar a Covid-19: higienização em especial das mãos, distanciamento social e uso de máscara”, finaliza a Prefeitura de Paranaguá.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá/Secom