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Coronavírus

Rede Municipal atinge bons resultados com educação on-line

Aluno João Pedro Ovelar Valicziki, de 5 anos, da Escola Municipal Joaquim Tramujas mostrando a atividade feita através de vídeo no WhatsApp.

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As aulas na rede municipal de educação de Paranaguá estão acontecendo a distância desde o mês de março em virtude da pandemia provocada pela Covid-19. São videoaulas e também entregas quinzenais de atividades aos estudantes que não têm acesso às plataformas digitais.

A Secretaria Municipal de Educação (Semedi) de Paranaguá está aplicando a instrução 04/2020 que norteia as ações pedagógicas não presenciais. E assim convidou a trabalhar em parceria entre Semedi, famílias e escola. Para isso estão sendo disponibilizados os cadernos pedagógicos e os episódios do ‘Mundo Ludi’ com os conteúdos no link Paranaguá Cidade Educadora.

Randolfo Arzua

A diretora da Escola Municipal Randolfo Arzua, Nirlene Gonçalves, localizada na Vila Becker, conta que existe um calendário a cumprir e os alunos precisam interagir com os professores. “Além das atividades da Semedi e da TV Mundo Ludi, as escolas estão elaborando atividades remotas através do grupo do WhatsApp. Há ainda as atividades realizadas na escola, as quais as famílias participam indo buscar a cada 15 dias”, ressalta.

Direção juntamente com a equipe pedagógica busca garantir que todos os alunos tenham acesso as atividades no Randolfo Arzua.

A diretora aponta ainda que as aulas são produtivas e dinâmicas. “As mães também se comunicam com seus professores. A escola fica aberta para atendimento e a direção e equipe pedagógica fazem o acompanhamento de tudo. A Semedi participa nos orientando sobre o calendário escolar e o cumprimento das atividades com muita responsabilidade. Nós fazemos a ponte com a pedagoga para que todos os alunos tenham acesso às atividades. Esperamos que em breve possamos retornar às aulas presenciais. Família e Escola sempre unidas em prol de uma educação de qualidade”, finaliza a diretora.

Manoel Viana

A Escola Municipal Manoel Viana, localizada no centro de Paranaguá, está usando a ferramenta do aplicativo WhatsApp. A pedagoga Barbara Meirelles conta que todas as turmas estão reunidas em grupos. “Cada turma se transformou em um grupo dentro do aplicativo (ex: grupo 1, 1.º Ano A ) e  assim as 12 turmas da escola. As professoras são as mediadoras no grupo, elas fazem o roteiro das aulas, produzem e enviam vídeos com mensagem de incentivo, com explicações. Quando existem dúvidas, o professor explica em forma de áudio ou chamada de vídeo, de acordo com a necessidade”, ressalta.

“Acreditamos que estamos no caminhando certo para essa nova jornada de aprendizado a distância”, diz a pedagoga da Escola Manoel Viana, Barbara Meirelles

A pedagoga destaca que todas as dúvidas são tiradas no privado para preservar a individualidade de cada criança. “Acreditamos que estamos no caminho certo para essa nova jornada de aprendizado a distância, todos os dias temos um aprendizado novo e uma resposta diferente das crianças e dos seus pais. Estamos com adesão de 95% da família e sempre ressaltamos que a família é parceira da escola por isso que está dando certo”, ressalta.

Joaquim Tramujas

A professora Sueli Costa da Escola Municipal Joaquim Tramujas, localizada no bairro Porto Seguro, enfatiza que a pandemia exigiu de todos da comunidade escolar o isolamento e distanciamento social, mas não afastou o objetivo principal, que é a aprendizagem. “Nós, professores, desenvolvemos ações pedagógicas não presenciais seguindo o planejamento que já vinha sendo desenvolvido na escola. A equipe pedagógica organizou os grupos do WhatsApp de cada uma das 26 turmas do pré-escolar ao quinto ano, assim como a sala de atendimento especializado”, explica.

Professora Sueli Costa pertence ao grupo de risco, e não precisa ir à escola. Ela registra o aproveitamento através de fotos, áudios e vídeos.

A professora Sueli ressalta, ainda, que nos primeiros dias existiram algumas dificuldades pelo fato de ser uma novidade. “De alguma forma, esse distanciamento acabou unindo mais as famílias com a escola e as crianças, pois falamos diretamente com os pais e estes acompanham passo a passo os filhos, sendo os olhos e ouvidos do professor. Professores do grupo de risco, que é o meu caso, registram o aproveitamento através de fotos, áudios e vídeos, não precisando ir à escola entregar ou receber atividades. Nesse momento, precisamos nos unir e trabalhar em parceria, e temos recebido em média 98% da participação dos pais e alunos e total apoio da Semedi, da escola e também dos colegas de trabalho. Todos unidos para o bem dos nossos alunos”, finaliza.

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