Connect with us

Coronavírus

Quatro pessoas estão recuperadas da Covid-19 em Paranaguá

Paraná já contabiliza mais de 500 pacientes que superaram a doença

Publicado

em

Dos 12 casos de Covid-19 registrados em Paranaguá até a quinta-feira, 23, quatro pacientes estão recuperados da doença. A notícia mostra que mesmo contraindo a doença, essas pessoas conseguiram vencer esse obstáculo que assola todo o mundo e retomar suas rotinas.

Segundo informações da Prefeitura de Paranaguá, entre essas pessoas que superaram o Coronavírus estão duas mulheres, de 30 e 48 anos, e dois homens, de 17 e 39 anos. Vale ressaltar que o município já registrou dois óbitos e ainda tem casos em investigação, aguardando o resultado dos exames para fechar o diagnóstico.

564 pessoas recuperadas no Paraná

O novo formato de boletim diário divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostra o quantitativo dessas pessoas que superaram a doença no Estado.

De acordo com o último boletim, 564 pessoas estão recuperadas, o que representa 50,5% dos infectados no Paraná. “Do total de casos confirmados, 326 pacientes (30,2%) estão em isolamento domiciliar ou receberam alta. Dos recuperados, 266 são de Curitiba, de acordo com informações atualizadas pela prefeitura em 22 de abril de 2020”, informou a Sesa.

A Secretaria de Estado da Saúde esclarece que são considerados recuperados aqueles pacientes que tiveram o diagnóstico confirmado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) ou por algum outro laboratório credenciado, receberam tratamento adequado aos sintomas e agora já não apresentam os sinais da doença. Para isso, considera-se o prazo de, pelo menos, 14 dias entre o início e o fim dos sintomas para confirmar a recuperação.

“Temos um número alto de pessoas recuperadas e uma baixa letalidade em consequência da Covid-19 no Paraná. É um problema grave, mas a maioria das pessoas que têm os sintomas se recupera. As medidas adotadas pelo Governo do Estado, como o isolamento social e o reforço nos equipamentos de saúde, são fundamentais para manter o Coronavírus sob controle no Estado”, afirmou a diretora de Atenção e Vigilância da Secretaria da Saúde, Maria Goretti Lopes.

Faixa etária

As faixas etárias registradas que apresentam mais casos de recuperação no Paraná são de 30 a 39 anos, com 69 pessoas liberadas do tratamento da doença, e de 40 a 49 anos, com 50 recuperados. A Sesa aponta pacientes recuperados na faixa de 10 meses a mais de 90 anos.

As Regionais de Saúde que registram maior número de pessoas recuperadas foram:  Londrina, Maringá, Região Metropolitana e Foz do Iguaçu.