Coronavírus

Quase 12 mil pessoas já receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em Paranaguá

Paranaguá adotou o intervalo de aproximadamente 25 dias entre as duas doses

Na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá (Semsa) recebeu mais um lote de vacinas com 1.500 doses da CoronaVac, da parceria do Instituto Butantan com a chinesa Sinovac, para serem aplicadas como segunda dose. Idosos e profissionais da força de segurança que já estão no prazo de receber o imunizante, podem procurar a Estação Ferroviária, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

“Sempre que recebemos novos lotes, colocamos à disposição da população preconizada a receber a dose porque buscamos a imunização o quanto antes dos cidadãos. A vacina é a forma mais eficaz para evitar agravamentos e óbitos pela Covid-19 e queremos que todos que fazem parte do público-alvo venham se imunizar”, disse a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

O reforço é importante para a imunização mais eficaz contra a Covid-19. Paranaguá adotou o intervalo de aproximadamente 25 dias entre as duas doses. As pessoas que se enquadram nesse período, podem receber a vacina.

De acordo com a Semsa, até às 14h de segunda-feira, 17, foram vacinadas cerca de 11.925 pessoas com a segunda dose. “A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância do ciclo vacinal completo com as duas doses da vacina para uma garantia maior de imunização. As pessoas devem ficar atentas ao intervalo entre as duas doses e o retorno informado em seu documento de vacinação”, orientou a secretaria.

O “vacinômetro” do Governo do Estado mostra que o município de Paranaguá já aplicou 75,8% das doses recebidas do Ministério da Saúde para a segunda aplicação. No litoral são 25.927 segundas doses aplicadas nos grupos prioritários, o que corresponde a 71,2% da população litorânea imunizada.

As pessoas de Paranaguá que já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 devem ficar atentas para a data de retorno para receber a segunda dose do imunizante. O dia está marcado na carteira de vacinação fornecida a cada cidadão individualmente. Na data indicada, o cidadão pode se dirigir a Estação Ferroviária com documento original com foto e a carteira de vacinação.

A vacinação ocorre no sistema drive-thru e também para aqueles que buscarem o espaço a pé ou com outras formas de locomoção. Há uma equipe de mais de cem pessoas para aplicação da vacina, confecção de cadastro, controle do trânsito, informações, entre outros serviços relacionados à vacinação contra a Covid-19. São vários pontos de cadastro e de aplicação de vacinas posicionados ao longo da Avenida Maximiano da Fonseca, no Centro de Paranaguá.

Paraná

Parte das novas remessas de vacinas contra a Covid-19 que chegaram ao Estado nas últimas semanas é resultado da articulação da Secretaria da Saúde (Sesa) junto ao Ministério da Saúde (MS) para readequações necessárias no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19.

Após o pedido do Governo do Estado, o Governo Federal readequou os envios e destinou 188.800 doses do imunizante CoronaVac/Butantan para o Paraná. As vacinas são destinadas para a segunda aplicação de esquemas vacinais já iniciados. Segundo levantamento da Sesa, o Estado estava com déficit de 110 mil doses para a segunda aplicação em pouco mais de 200 municípios.

Você também poderá gostar

Quase 12 mil pessoas já receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.