Na tarde de segunda-feira, 15, equipes da Secretaria Municipal de Saúde iniciaram a vacinação em pessoas com idade acima dos 89 anos em Paranaguá. A aplicação das doses para esse público-alvo ocorre em frente à Estação Ferroviária, no Centro, utilizando o modelo “drive-thru”, com o objetivo de não gerar aglomerações de pessoas.
O Superintendente de Urgência e Emergência, Rafael Correa, relatou a importância de as pessoas que estão nesta faixa etária receberem a dose da vacina. “Estamos seguindo o Plano Nacional de Imunização conforme a disponibilidade das vacinas também. Os idosos com 89 anos ou mais podem receber a vacina e, a partir de quarta-feira, 17, poderemos reduzir a idade conforme a disponibilidade das vacinas”, explicou Rafael, informando que a campanha de vacinação em idosos acima de 90 anos continua. “A campanha de imunização aos idosos acima dos 90 anos continua para quem ainda não recebeu a primeira dose”.
A Secretaria de Saúde, com o apoio das secretarias municipais de Segurança, Administração, por meio do Departamento de Tecnologia da Informação, Governo e Cultura e Turismo, montou uma logística para atender a esse público.
A ação de imunização a este novo grupo prioritário seguirá na terça-feira, 16, das 8h às 17h, no mesmo local. Para agilizar o processo de vacinação é importante que o idoso leve um documento original com foto, comprovante de residência atualizado e o Cartão SUS.
Os idosos residentes em asilos já foram vacinados contra a Covid-19. Além deles, indígenas aldeados receberam a dose da vacina e está ocorrendo, ainda, a vacinação dos profissionais de saúde, que estão na linha de frente do combate ao novo Coronavírus.
Na semana passada, a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Saúde, já havia iniciado a vacinação em pessoas com idade acima de 90 anos. Também nos pacientes acamados atendidos pela Estratégia Saúde da Família, em que as equipes das unidades básicas de saúde, compostas por profissionais de enfermagem, supervisores e agentes comunitários de saúde, estão indo às residências dos pacientes acamados com idade acima de 18 anos para aplicar a dose da vacina.
2.ª Dose
A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19. A continuidade da imunização seguirá a data estipulada na carteira de vacinação daqueles que já receberam a primeira dose.
“Quando ocorre a aplicação, o cidadão recebe uma carteira de vacinação. No documento consta a data que deve ser aplicada a segunda dose. É importante que a pessoa se certifique sobre qual foi o dia indicado para o retorno antes de se dirigir ao local”, salienta a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.
O atendimento ocorre na Estação Ferroviária, das 8h às 17h. É obrigatória a apresentação dos seguintes documentos: Carteira de vacinação; Documento original com foto; Comprovante de residência atualizado; e o Cartão SUS atualizado.
Leia também: Quatro moradores no litoral morrem devido à Covid-19 no HRL