Na sexta-feira, 25, foi ampliada a faixa etária para a campanha de vacinação contra a Covid-19 em Paranaguá. No período da tarde a imunização iniciou para pessoas com idade acima dos 28 anos e depois baixou para 27 anos. “Começamos uma nova força tarefa e faremos um levantamento para avaliar a ampliação do público alvo e seguir com a imunização aqui em Paranaguá. Nós vamos continuar com o nosso trabalho firme e forte”, informou o prefeito Marcelo Roque.
Além da vacinação em primeira dose, a prefeitura de Paranaguá, através das equipes da Secretaria Municipal de Saúde, segue aplicando a segunda dose do imunizante para as pessoas que já estão da data de retorno para o fechamento do ciclo vacinal e também para os grupos prioritários. “O retorno é importante para uma imunização mais completa contra a doença. Na data indicada, o cidadão pode se dirigir à Estação Ferroviária com documento original com foto e a carteira de vacinação”, informou Rafael Dalha Valhe Corrêa, superintendente de Assistência à Saúde.
As pessoas acima dos 27 anos são vacinadas na Avenida Maximiano da Fonseca, no sistema “drive-thru” para pessoas com automóveis e no interior da Estação Ferroviária, para os cidadãos que chegam através de outras formas de locomoção.
“Nós não deixamos nenhuma vacina parada na geladeira, a gente coloca no braço da população. Nossa faixa etária dos 50 anos para cima está toda completa e abaixo desta idade também temos todos os números e para deixarmos uma completa vacinação. Vamos seguir vacinando a nossa população, pois temos uma estrutura muito boa e isso aqui não pode ficar parado”, enfatizou o prefeito.
Paraná
O Paraná prevê vacinar 80% da população em geral acima de 18 anos com a primeira dose contra a Covid-19 até o dia 31 de agosto. O cronograma foi estabelecido a partir da necessidade de acelerar a imunização simultânea dos municípios, garantindo que possíveis diferenças nas faixas etárias em razão da cobertura dos grupos prioritários sejam equalizadas.
A nova estratégia estabelecida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na distribuição das doses vai superar essa diferença com relação aos grupos prioritários já nos próximos envios. “É um momento histórico, porque após o término dos grupos prioritários, colocaremos de forma proporcional e isonômica, a distribuição das vacinas para a população de 18 a 59 anos, fazendo com que a população em geral possa receber ao menos a primeira dose de forma mais rápida e efetiva”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Depoimentos
Vanessa do Carmo Gomes, de 28 anos, moradora na Vila Cruzeiro, recebeu a primeira dose da vacina e comentou da felicidade em ter chegado a sua vez. “É uma alegria, pois eu tenho filho pequeno, meus pais, então todo cuidado é importante. Meus pais, meu marido e meu irmão já tomaram a vacina e eu estava esperando a minha vez. Agora só falta a minha irmã que tem 24 anos. Peço que as pessoas tomem a vacina para se prevenir e em setembro eu retorno para a segunda dose”.
São vários pontos de cadastro e de aplicação de vacinas posicionados ao longo da Avenida Maximiano da Fonseca. As pessoas que se dirigirem à Estação Ferroviária a pé, de bicicleta ou ônibus, deverão seguir pela Avenida Maximiano da Fonseca, receberão suas senhas e contarão com pontos de vacinação com vários profissionais de enfermagem realizando a aplicação simultaneamente.
André Castro Alves, morador na Vila Garcia, sente-se grato por ser vacinado em Paranaguá. “Gratidão em primeiro lugar. Eu trabalho com o público e então estou mais tranquilo, pois a gente passa uma segurança a mais para o cliente e para nós mesmo, nossa casa, nossa família. Se você tem pessoas na sua família no grupo de risco, que é o meu caso, então isso para mim é sensacional. Minha vó já recebeu as duas doses da vacina, então agora vou poder visitá-la”.
É importante que as pessoas tenham a idade completa indicada (27 anos ou mais) para receber a vacinação, sejam moradores em Paranaguá e estejam munidos dos documentos necessários para agilizar o cadastro: CPF, documento original com foto, comprovante de residência e Cartão SUS atualizado e confeccionado em Paranaguá.
Augusto Cezar, de 28 anos, morador na Vila Guarani, é comunicador e falou da preocupação em continuar se cuidando mesmo após tomar a vacina. “É uma emoção muito grande receber a primeira dose da vacina. Nós que estamos no dia a dia da comunicação fazendo a cobertura da pandemia, temos essa preocupação de, mesmo vacinado, seguir com os cuidados em relação ao vírus”.
José Santiago é morador na Vila Garcia e após ser vacinado se sente um pouco mais tranquilo e aliviado. “É tranquilizante e ao mesmo tempo satisfatório. Eu trabalho no comércio, então tenho contato direto com o público. É um alívio poder dar um passo mais seguro e também poder transmitir mais segurança, tanto para mim quanto na área em que eu atuo”.