Paranaguá recebeu na tarde de segunda-feira, 5, mais um lote contendo 4.630 vacinas contra a Covid-19. Os imunizantes são destinados exclusivamente para aplicação da segunda dose da CoronaVac.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que é importante que as pessoas fiquem atentas à carteira de vacinação para saber se chegou o momento de receber o reforço do imunizante. “Completar o esquema vacinal é importante para que a imunização seja mais eficaz”, destaca a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.
INTERVALO
Seguindo orientações do Governo do Estado aos municípios, Paranaguá passa a adotar o intervalo de 25 dias entre a primeira e a segunda dose da vacina CoronaVac.
A medida foi apresentada às cidades por uma questão de logística de distribuição para que não haja o risco de faltar o imunizante para aqueles que já receberam a primeira dose. A orientação foi repassada aos municípios por meio de videoconferência na manhã de quarta-feira, 7.
O período de espera está de acordo com o que indica o Instituto Butantan, fabricante da CoronaVac. “Vamos adotar a orientação Estadual, desta forma, ressaltamos à população que se mantenha atenta ao indicado em sua carteira de vacinação. A pessoa pode buscar a segunda dose pela data apresentada no documento ou 25 dias após ter recebido a primeira dose”, enfatiza a secretária de Saúde.
FORÇA TAREFA
A Estação Ferroviária manterá a força-tarefa de vacinação de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, com equipes atuando no sistema “drive-thru” para aqueles que buscam o espaço em automóveis e no interior do local para quem chega com outras formas de locomoção como ônibus, bicicleta ou mesmo a pé.
É importante que o cidadão se dirija à Estação Ferroviária com a carteira de vacinação e documento original com foto. Neste momento, a vacinação da segunda dose ocorre para pessoas que receberam a vacina CoronaVac. Aquelas que receberam a AstraZeneca/Oxford devem aguardar já que a vacina tem intervalo de 90 dias entre uma dose e outra.
Leia também: Paraná receberá mais 242.050 doses de vacinas contra a Covid-19