conecte-se conosco

Coronavírus

Paranaguá oferece todas as etapas vacinais contra a Covid-19

Quarta dose da vacina é aplicada em imunocomprometidos

Publicado

em

Foto: Arquivo

A campanha de vacinação contra a Covid-19 está oferecendo em Paranaguá todas as etapas de imunização disponíveis para crianças, adolescentes e adultos. Segundo o município, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a Estação Ferroviária, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, está vacinando o público infantil e adolescentes com a primeira e a segunda dose, bem como está aplicando todas as etapas vacinais, incluindo a dose de reforço (DR), em adultos e idosos, assim como a quarta dose do imunizante contra o Coronavírus em imunocomprometidos. 

Segundo o município, adolescentes de 12 a 17 anos e adultos a partir dos 18 anos podem receber a primeira dose da vacina. “Basta apresentar documento original com foto, comprovante de residência e Cartão SUS. Adolescentes precisam estar acompanhados de um adulto também documentado”, completa. Quem também pode receber a dose inicial são as crianças de 5 a 11 anos. Para o público infantil “é preciso apresentar documento pessoal da criança que precisa estar acompanhada do pai, mãe ou responsável legal constituído”, detalha.

A segunda dose do imunizante AstraZeneca poderá ser tomada por cidadãos de Paranaguá na Estação Ferroviária. “Com exceção das crianças, aqueles que receberam a primeira dose com a Pfizer e já têm intervalo de 21 dias, podem receber a segunda dose da vacina. A CoronaVac segue a data indicada no documento vacinal”, completa.

Dose de reforço

“Pessoas que receberam a segunda dose tanto da Pfizer, Corona Vac quanto AstraZeneca há 120 dias (quatro meses completos) podem receber a terceira dose. Os imunocomprometidos também podem receber o reforço 28 dias após a segunda dose”, informa a Semsa. Segundo a Prefeitura, pessoas que tomaram a dose única da Janssen também podem tomar o reforço do imunizante, que é a segunda dose. “O reforço ocorre após dois meses da primeira dose”, completa.

Quarta dose

Outro avanço na imunização anunciado pela Prefeitura foi a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em Paranaguá. “Os imunocomprometidos podem receber a quarta dose da vacina com intervalo de 120 dias (quatro meses completos) após a terceira dose”, acrescentou.

Secretárias pedem adesão maciça da população à vacinação

A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, reforçou a importância da imunização contra o Coronavírus atualmente, algo que deve ser aderido por toda a população parnanguara. “A pandemia não acabou e completar o esquema vacinal contra a Covid-19 é fundamental para evitar casos agravados e até mesmo óbitos em consequência da doença”, detalha.

“Não podemos relaxar com a imunização. Chamamos a população para que procure a Estação Ferroviária e complete seu esquema vacinal. A equipe está pronta para atender a todos”, finaliza a coordenadora da vacinação na Estação Ferroviária, a secretária de Governo, Luciana Costa.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá/Secom