O município de Paranaguá havia vacinado até a tarde desta segunda-feira, 8, 4.637 pessoas com a primeira dose da vacina. A atualização da quantidade de doses acontece de segunda à sexta-feira, às 17h, quando são fechados os números de vacinados na data. A informação pode ser conferida no site www.paranagua.pr.gov.br no link “Coronavírus”.
A Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá está aplicando a vacina em pessoas com idade a partir dos 80 anos e profissionais de saúde. Não há como informar um cronograma com a faixa etária a ser vacinada, pois a ampliação da faixa etária depende de novos lotes do imunizante que é encaminhado pelo Ministério da Saúde aos Estados que, por sua vez, encaminham aos municípios.
A secretária municipal de Saúde de Paranaguá, Lígia Regina de Campos Cordeiro, explica que o retorno para a segunda dose do imunizante é agendada na carteira de vacinação. “Quando o cidadão recebe a primeira dose da vacina é fornecida uma carteira de vacinação e nesse documento já consta a data de retorno da pessoa para o recebimento da segunda dose do imunizante”, informa.
Cartão SUS
“O Cartão SUS tem grande importância no momento de consultas médicas e vacinas. Cada pessoa que vai receber a vacina contra a Covid-19 é cadastrada em um sistema direcionado ao Ministério da Saúde onde devem constar dados como: nome, endereço, função, idade, entre outros. Essas informações já constam no cadastro do Cartão SUS de cada cidadão, o que reforça a importância do documento no momento da vacinação”, enfatiza a secretária.
Para fazer o Cartão SUS é rápido e fácil, basta portar um documento original com foto (ou Certidão de Casamento ou Nascimento), CPF, comprovante de residência e um número para contato.
O cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde pelo número (41) 3420-2806 de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h ou pelo e-mail [email protected]. Também pode acompanhar informações pelo site da Prefeitura de Paranaguá www.paranagua.pr.gov.br.
Foto: SECOM/PMP
Leia também: Quase mil pessoas estão na fila de espera por um leito de UTI no Paraná