Como ocorre nas demais cidades do País, Paranaguá tem recebido as doses da vacina contra a Covid-19, por meio do Ministério da Saúde. Conforme os imunizantes chegam à cidade, são imediatamente colocados à disposição do público-alvo.
Os primeiros lotes entregues a Paranaguá (1.201 da Coronavac e 870 da AstraZeneca) foram 100% aplicados nos cidadãos, seguindo o grupo preconizado pelo Plano Municipal de Imunização – confeccionado com base nos planos nacional e estadual de vacinação.
Até o momento, Paranaguá recebeu 3.231 doses de vacina, já aplicou 87% desse total e continua com a ação de imunização vacinando pessoas com idade acima dos 87 anos. Nesse total, não estão somadas as de segunda dose, pois essas já chegam exclusivamente para aqueles que já tomaram a 1.ª dose.
“Quando ocorre a aplicação, o cidadão recebe uma carteira de vacinação. No documento consta a data que deve ser aplicada a segunda dose. É importante que a pessoa se certifique qual foi o dia indicado para o retorno antes de se dirigir ao local”, salienta a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.
Todas as vacinas são realizadas mediante conferência de dados e informações da pessoa a ser vacinada. O cidadão assina um termo de responsabilidade pelas informações prestadas, as quais são checadas antecipadamente, a fim de garantir a lisura dos trabalhos de vacinação.
O Município aguarda mais lotes do imunizante para gradativamente, ampliar a faixa etária do público-alvo e continuar a vacinação.
Na quarta-feira, 17, as pessoas com idade acima dos 87 anos
começaram a se dirigir à Estação Ferroviária das 8h às 17h para receber a
primeira dose da vacina contra a Covid-19.
Para agilizar o atendimento é importante que o idoso esteja com documento
original com foto, comprovante de residência e o Cartão SUS.
Cartão SUS
Caso o cidadão ainda não tenha o Cartão SUS, o documento pode ser confeccionado em poucos minutos, no módulo da Guarda Civil Municipal em frente ao Palácio do Café. O documento pode ainda ser feito nas unidades básicas de saúde. É necessário portar um documento original com foto ou Certidão de Nascimento ou de Casamento, CPF, comprovante de residência (talão de água, luz, telefone) e um número de telefone para contato. O Cartão SUS é impresso na hora.
Lista com cronograma de aplicação é falsa
Nos últimos dias tem circulado pelas redes sociais um cronograma de vacinação contra a Covid-19 para idosos informando se tratar de calendário de Paranaguá.
A Secretaria Municipal de Saúde alerta que não divulgou datas quanto aos públicos prioritários e ressalta que todas as informações sobre vacina serão divulgadas por meio das páginas oficiais da Prefeitura de Paranaguá.
Os cidadãos podem conferir as informações oficiais pelo site
www.paranagua.pr.gov.br
“Não estamos divulgando data específica para a vacinação dos grupos
prioritários porque a aplicação das doses ocorre conforme os lotes da vacina
vão chegando ao município”, esclarece a secretária Lígia Regina de Campos
Cordeiro.
Com informações da Secom/PMP
Leia também: Nove mortes por Covid-19 são registradas no Hospital Regional em três dias