conecte-se conosco

Coronavírus

Paranaguá inicia vacinação contra a Covid-19 de pessoas com 55 a 59 anos

Corujão da Vacinação será realizado na noite da sexta-feira, 4, na Estação Ferroviária

Publicado

em

Na sexta-feira, 4, a Prefeitura de Paranaguá recebeu um lote com 8.990 doses de vacinas contra a Covid-19 enviadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), através da 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS). Os imunizantes foram recebidos pelo Governo do Estado durante a semana e foram encaminhados a todas as regiões do Paraná. Com o novo repasse, o município inicia a vacinação do público em geral com idade entre 55 a 59 anos, em Paranaguá. O anúncio foi feito pelo prefeito Marcelo Roque por meio das redes sociais. Equipes do município irão atuar na imunização na Estação Ferroviária na parte interna do prédio, bem como no modelo drive-thru na Avenida Maximiano da Fonseca, no Centro Histórico, até quando durarem as doses.

“A expectativa é de ir até o mais tardar até a meia-noite, 1h da manhã, com o Corujão da Vacinação, vacinando o máximo de pessoas”, relata. Há mais de 40 dias que nós paramos de 60 anos para cima e agora nós estamos retornando”, relata Roque. Além disso, seguirá sendo realizada a vacinação de pessoas com comorbidades, profissionais da educação, entre outros grupos. “Atuaremos também na região ribeirinha com uma equipe itinerante nossa”, informa o prefeito, destacando a imunização da comunidade ribeirinha de Paranaguá.

“Que a força de Deus possa nos ajudar, que a gente possa continuar este trabalho com toda a nossa equipe que já está aqui”, afirma o gestor. 

Pfizer

Segundo o prefeito Marcelo Roque, pela primeira vez, o município receberá vacinas Cominarty, produzidas pela Pfizer/BioNTech, além dos imunizantes Covishield, produzidos pela parceria entre Fiocruz/AstraZeneca/Universidade de Oxford, que já estão sendo utilizados no município na campanha de vacinação que ocorre na Estação Ferroviária. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os imunizantes deverão ser repassados às regiões de todo o estado na segunda-feira, 7.

“Acabamos de receber com muita alegria a notícia que chegarão 8.990 doses de vacinas, incluindo um lote da Pfizer. Daremos continuidade a redução da faixa etária, e há grande possibilidade de fazermos um Corujão”, informou o prefeito Marcelo Roque. 

“Peço que todos fiquem atentos que daremos mais informações. As vacinas restantes dos portuários devem chegar na próxima semana”, completa Roque.

Público-alvo

Corujão da Vacinação será realizado na noite da sexta-feira, 4

“Chegaram em Paranaguá na sexta-feira, 4, mais lotes da vacina AstraZeneca para aplicação em pessoas com 55 a 59 anos e outros diversos grupos prioritários. Para vacinar o maior número de pessoas, será realizada a Campanha Corujão de Vacinação com uma equipe de mais de cem profissionais atuando na Estação Ferroviária”, informa a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). 

Segundo o município, a primeira etapa da imunização ocorre nesta sexta-feira, 4, para:

– Pessoas com comorbidades a partir dos 18 anos (mediante cadastro, laudo médico e confirmação por e-mail);

– Pessoas com deficiência permanente a partir dos 18 anos com laudo médico;

– Pessoas com 55 a 59 anos de idade;

– Trabalhadores da Educação rede pública;

– Profissionais da Educação rede privada a partir de 20 anos (mediante cadastro, declaração do local de trabalho e confirmação por e-mail);

– Profissionais da Saúde da rede privada a partir dos 18 anos ((mediante cadastro, e confirmação por e-mail);

– Profissionais de apoio à Saúde a partir de 18 anos (mediante cadastro, declaração do local de trabalho e confirmação por e-mail);

“As pessoas pertencentes a todos os grupos citados devem portar: documento original com foto, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS. No caso de pessoas com comorbidades é preciso acrescentar aos documentos no momento da vacina o laudo médico original. Para os profissionais da Educação da rede privada de ensino, devem acrescentar além dos documentos já citados, a declaração original do estabelecimento de ensino em que trabalham. Os profissionais de apoio à saúde devem acrescentar além dos documentos já citados, a declaração original do estabelecimento de ensino em que trabalham. Os profissionais de Saúde da rede privada devem acrescentar além dos documentos já citados, o documento de registro de classe”, informa a Prefeitura. 

Vacinação por idade

Segundo o Governo do Estado, está sendo repassado a Paranaguá e a todos os municípios do Paraná, um lote específico para ser iniciada a imunização contra o Coronavírus da população em geral. “Além disso, o Estado vai começar a vacinar também novas subdivisões dentro do grupo prioritário estabelecido pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). Serão encaminhados aos municípios doses para comunidades ribeirinhas (10.000), trabalhadores do sistema prisional (4.109), população privada de liberdade (61.465) e trabalhadores da assistência social (10.000). A nova estratificação foi definida em consenso com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR)”, explica a Sesa.

De acordo com o Estado, 360.250 doses da vacina da AstraZeneca foram recebidas. Além da imunização da população em geral, o lote será utilizado “para dar continuidade ao processo de vacinação de pessoas com comorbidades e deficiência permanente grave; forças de segurança e salvamento; e trabalhadores da educação do Ensino Básico”, informa.

Com relação à vacina da Pfizer, o Paraná recebeu um lote de 37.440 doses. “Dos imunizantes da Pfizer/BioNTech, 33.743 doses são destinadas ao grupo de comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente (o equivalente a 2% do grupo no Estado), e 152 doses vão para trabalhadores do transporte aéreo”, ressalta o governo estadual.

Com informações da AEN e Prefeitura de Paranaguá/Secom

Fotos: Prefeitura de Paranaguá/Secom

Em alta

plugins premium WordPress