conecte-se conosco

Coronavírus

Paranaguá inicia a aplicação da terceira dose em idosos acima de 70 anos

É preciso ter intervalo de seis meses da aplicação da segunda dose

Publicado

em

No fim de semana, o prefeito Marcelo Roque anunciou o início da aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos de Paranaguá, bem como imunocomprometidos. Para se imunizarem, idosos com 70 anos ou mais que tenham somado intervalo de seis meses desde quando tomaram a segunda dose do imunizante. A aplicação da terceira dose garante um aumento de eficácia dos imunizantes aos idosos já obtida com as duas doses, reforçando a proteção a um dos principais grupos de risco com relação à doença.

“A partir de segunda-feira, 20, iniciaremos a vacinação com a terceira dose do imunizante contra a Covid-19. Seguindo o Plano Nacional de Imunização, serão vacinados os idosos com idade a partir de 70 anos e também os imunocomprometidos. Para a terceira dose podem ser aplicadas as vacinas Pfizer, AstraZeneca e Janssen independente da marca recebida nas duas primeiras aplicações”, afirmou o prefeito em suas redes sociais.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), equipes estão aplicando a dose de reforço em idosos nos asilos, bem como acamados e domiciliados. “Os demais, também poderão receber a terceira dose do imunizante na Estação Ferroviária. A vacinação neste momento é voltada aos com mais de 70 anos e que tenham intervalo de seis meses entre a segunda e a terceira dose”, informa.

Primeira vacinada com a terceira dose

Primeira vacinada foi a senhora Maria Madalena da Silva Mendonça, com mais de 100 anos de idade (Foto: Prefeitura de Paranaguá/Secom)

De acordo com o município, a primeira vacinada com a terceira dose contra o Coronavírus foi a senhora Maria Madalena da Silva Mendonça, que disse não saber a idade exata, mas já conta com mais de 100 anos. Ela reside na Colônia Maria Luiza, onde uma equipe foi aplicar o imunizante em sua residência. 

“Dona Maria nos recebeu com toda sua simpatia, carinho e para nós é sempre gratificante poder levar a imunização à população. A terceira dose é um reforço importante contra a Covid-19 para proteger ainda mais os nossos idosos. Reforçamos a todos com mais de 70 anos e com intervalo de seis meses da segunda dose, que se vacinem para ter uma imunidade ainda maior contra esse vírus que ainda circula entre nós”, afirma a superintendente de Vigilância em Saúde, Marianne Gomes.

Quem pode receber a terceira dose

Senhor Renato Thomaz do Nascimento, 86 anos, tomou a terceira dose na Estação Ferroviária

Segundo a prefeitura, poderão receber a terceira dose idosos com 70 anos ou mais idade que já tenham intervalo de seis meses da segunda dose. Imunocomprometidos também receberão a dose de reforço,  entre eles pessoas com imunodeficiência primária grave, em quimioterapia para câncer,  transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3, cidadãos com uso de corticóides em doses maior 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por  14 dias. 

Poderão receber a terceira dose imunocomprometidos que utilizam drogas modificadoras de resposta imune, em hemodiálise, bem como pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias). “O reforço poderá ocorrer após 28 dias da vacinação com a segunda dose”, explica o município.

“Para a terceira dose podem ser aplicadas as vacinas Pfizer, AstraZeneca e Janssen conforme a que estiver disponível no município independente da marca recebida nas duas primeiras aplicações”, explica a pasta de Saúde.

Aplicação da primeira e segunda dose prossegue

Segundo o município, a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas acima de 18 anos e adolescentes com comorbidade mediante atestado médico e também aqueles com deficiência permanente prossegue ocorrendo na Estação Ferroviária. Além disso, segue a imunização com a segunda dose com a Pfizer de pessoas com retorno indicado até 22 de outubro, com a dose complementar da AstraZeneca em cidadãos com retorno indicado até 30 de setembro, bem como em pessoas imunizadas com a dose inicial da CoronaVac, que podem tomar a segunda dose conforme a data indicada no documento vacinal.

“Não deixe de se vacinar. Se chegou o seu momento, venha para a Estação Ferroviária. Vacina boa é no braço da população”, finaliza o prefeito Marcelo Roque.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá/Secom

Foto: Prefeitura de Paranaguá/Secom

Em alta

plugins premium WordPress