Coronavírus

Paranaguá amplia faixa etária de vacinação para adolescentes

Público com idade de 12 anos sem comorbidades é imunizado

6hby3j7o

Na manhã da segunda-feira, 27, a Prefeitura de Paranaguá, através das secretarias municipais de Saúde (Semsa) e Comunicação (Secom), anunciou a redução da faixa etária para 12 anos de adolescentes sem comorbidades que podem se vacinar contra a Covid-19. O município prossegue com a força-tarefa de imunização da primeira dose na Estação Ferroviária vacinando jovens de 12 a 17 anos com ou sem comorbidades, assim como pessoas com 18 anos ou mais até às 18h.

“A faixa etária para a vacinação baixou. Agora, adolescentes com 12 anos ou mais idade podem ser vacinados contra a Covid-19. Para se vacinar é preciso que o menor esteja acompanhado de um responsável”, informa a prefeitura, destacando que o adolescente deve portar um documento original com foto, comprovante de residência, CPF e Cartão SUS. “O responsável também precisa estar com seus documentos pessoais”, acrescenta.

No início da tarde da segunda-feira, 27, o prefeito Marcelo Roque levou o seu filho João, de 12 anos, tomar a vacina contra a Covid-19, reforçando a importância de que pais e responsáveis levem seus filhos para serem imunizados na Estação Ferroviária. “Família 100% imunizada, hoje chegou do meu caçula Joãozinho”, destacou o prefeito, ressaltando que vacina boa é a vacina no braço.

“Ainda nesta segunda-feira, 27, haverá vacinação com a primeira dose para adultos com 18 anos ou mais idade”, informa a Prefeitura.

Segunda e terceira dose

De acordo com o município, na segunda-feira, 27, também foi aplicada a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Estiveram “disponíveis as segundas doses para quem recebeu a AstraZeneca e tem retorno até 30 de setembro, Pfizer com retorno até 22 de outubro e CoronaVac conforme a data informada no documento vacinal”, complementa.

“Terceira dose para idosos com 70 anos ou mais idade que já tenham intervalo de seis meses da segunda dose ou da dose única. Além desse público, os imunocomprometidos também poderão se vacinar após intervalo de 28 dias da segunda dose”, afirma o município.

ddqcqode
Jovens de 12 a 17 anos sem comorbidades podem se imunizar na Estação Ferroviária

Vacinação nos bairros

Na segunda-feira, 27, foi iniciada também a “Caravana da Vacina – Xô Covid”, realizando a imunização contra o Coronavírus nos bairros de forma descentralizada, com foco principal nos cidadãos que estão com a segunda dose da vacina em atraso.  “A partir de segunda-feira, 27, das 9h às 16h, a Saúde estará com o Vacinamóvel em pontos estratégicos aplicando a imunização. Levantamento realizado pela equipe que atua na vacinação contra a Covid-19 apresenta que quase sete mil pessoas não retornaram para receber a segunda dose do imunizante”, informa. 

O foco da prefeitura é reverter o quadro de atraso na procura por parte de milhares de pessoas em Paranaguá para completar o esquema vacinal. “A Prefeitura de Paranaguá preparou a ação para levar a vacina para mais próxima dos cidadãos, em especial aos bairros que apresentam maior número de pessoas que não retornaram para completar o esquema vacinal”, complementa.

“Receber as duas doses é fundamental para uma imunização mais completa, por isso faremos essa força tarefa também nos bairros”, afirma a coordenadora da vacinação na Estação Ferroviária e secretária municipal de Governo, Luciana Costa. “O intuito maior é levar a segunda dose, mas vamos aproveitar essa ação para também oferecer às demais etapas da vacina contra a Covid-19 à população”, finaliza.

Quem pode se vacinar na caravana

Segundo a Prefeitura, na caravana serão oferecidas todas as etapas da vacina contra o Coronavírus, incluindo primeira dose para adolescentes com e sem comorbidades e pessoas com 18 anos ou mais. A terceira dose pode ser tomada por idosos com 70 anos ou mais de idade com intervalo de seis meses entre a segunda dose e o reforço, bem como por imunocomprometidos com intervalo de 28 dias entre a segunda dose e o reforço vacinal.

As equipes descentralizadas também estão aplicando a segunda dose do imunizante AstraZeneca para pessoas com retorno até 30 de setembro, da Pfizer para cidadãos com retorno até 22 de outubro e da CoronaVac de acordo com a data de retorno informada no comprovante vacinal.

Confira o cronograma da caravana da vacinação e bairros alcançados: 

Jardim Iguaçu – dia 27 de setembro, no Meu Campinho

Parque São João – dia 28 de setembro no Centro de Diagnóstico João Paulo II

Vila São Vicente – dia 29 de setembro, no Meu Campinho

Porto dos Padres – dia 30de setembro, no Senai

Jardim Guaraituba – dia 04 de outubro, na praça municipal nas proximidades do Colégio Luso Brasileiro

Alexandra – 05 de outubro, no Meu Campinho

Emboguaçu – 13 de outubro, nas proximidades da Igreja de Pedra

Jardim Esperança – 14 de outubro, no Centro de Iniciação Esportiva João Hélio Alves

Jardim Ouro Fino – dia 18 de outubro, na Praça Municipal

Serraria do Rocha – dia 19 de outubro, nas proximidades da Unidade Básica de Saúde

Parque Agari – dia 20 de outubro, no Meu Campinho, nas proximidades do Corpo de Bombeiros

Bairro Industrial, Vila Alboit, Rocio – dia 21 de outubro, na Escola Municipal Presidente Costa e Silva

Ilha dos Valadares – dia 25 de outubro, na Praça Ciro Abalem

Labra – dia 26 de outubro, nas proximidades do campo de futebol

A ação ocorre das 9h às 16h.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá

Foto: Facebook/Marcelo Roque

Você também poderá gostar

Paranaguá amplia faixa etária de vacinação para adolescentes

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.