conecte-se conosco

Coronavírus

Paraná é o sétimo Estado do País com a menor taxa de transmissão do novo Coronavírus

Estado registra o índice de contágio em 0,88

Publicado

em

Foto: Ilustrativa / Pixabay

A taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para Covid-19 está em 24% no Estado

O sistema Loft.Science, que calcula o Rt médio de todos os Estados e do Brasil, com base em um algoritmo desenvolvido pela empresa, apresenta o Paraná como um dos estados com a menor taxa de transmissão do novo Coronavírus no país.

Atualmente, de acordo com o sistema de monitoramento, o índice de contágio no Paraná está em 0,88, o que demonstra uma queda no número de infectados pela doença. Exemplificando o quadro apresentado, o Estado está com uma taxa de transmissão abaixo de 1,0, configurando uma remissão de positivados.

“A redução no número de casos e mortes demonstra a efetividade e segurança dos imunizantes contra a Covid-19. Mesmo assim, continuamos enfrentando a pandemia e realizando acompanhamento diário do cenário epidemiológico, conforme a orientação do governador Ratinho Junior”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Este índice vem sendo registrado há quase dois meses pelo sistema Loft.Science. Em 1.º de outubro, o Rt estava em 1,0, indicando estabilidade, mas a partir desta data até o momento atual da pandemia, a taxa vem caindo e hoje manteve em 0,88.

De acordo com o sistema Loft.Science, o Rt indica quando o contágio pelo vírus está acelerado (maior que 1), estável (igual a 1) ou em remissão (menor que 1) – único cenário que aponta uma melhora na situação epidêmica. Quanto mais próximo de zero, menores as chances de contágio.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a estratégia de testagem em massa possibilitou maior bloqueio da doença. “Quando testamos mais, identificamos mais casos, no menor tempo possível e com isso conseguimos realizar ações de bloqueio mais efetivas, como isolamento e monitoramento de contatos mais próximos”, disse.

De todos os estados do Brasil, apenas Piauí, Bahia, Rondônia e Pará estão com o índice de contágio em alta, com 1,01, 1,02, 1,04 e 1,10 respectivamente. Ainda, segundo o sistema Loft.Science com dados do dia 29 de novembro, 0,96 é a taxa atual do Brasil e o Paraná é o sétimo Estado com a menor taxa.

Casos

Na segunda-feira, 26, o Paraná apresentou mais 641 novos casos confirmados e 13 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo Coronavírus. No Estado, a média de idade dos pacientes que testaram positivo para a Covid-19 é de 39 anos.

O litoral chega ao total de 43.792 casos da Covid-19 registrados desde o início da pandemia, sendo em Paranaguá (24.659); Guaratuba (5.566); Matinhos (4.052); Pontal do Paraná (3.813); Antonina (2.655); Morretes (2.294) e Guaraqueçaba (753).

Mortalidade

A taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para Covid-19 está em 24% no Estado. A Secretaria Estadual de Saúde informou que a média de idade dos pacientes que morreram por consequência da Covid-19 é de 64,5 anos.

De acordo com a secretaria, os homens são maioria entre as pessoas que morreram pela doença, com 23.348 óbitos (58% das mortes).

Em alta

plugins premium WordPress