conecte-se conosco

Coronavírus

Paraná confirma vacinação de caminhoneiros com dose única da Janssen

Lote de 91.250 doses do imunizante chegará ao Estado nos próximos dias

Publicado

em

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), confirmou que nos próximos dias o Paraná deverá receber o primeiro lote da Janssen com 91.250 doses da vacina contra a Covid-19 que imuniza o paciente com apenas uma dose. Entre os grupos a serem alcançados, o imunizante será destinado a caminhoneiros, profissionais que atuam fortemente em Paranaguá e no litoral, algo que deverá acelerar ainda mais o ritmo de imunização na região. 

“É a primeira remessa de Janssen, de dose única, destinada ao Paraná. De acordo com o Ministério da Saúde, este primeiro lote pode ser usado até agosto. A vacina pode ser armazenada por pelo menos 3 meses, em temperaturas de 2°C a 8°C, equivalente a geladeiras normais. Elas são parte do lote de 1,5 milhão entregue nesta terça-feira, 22, ao Brasil”, informa a assessoria da Sesa.

De acordo com a pasta, as doses da Janssen serão “destinadas a trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros; do transporte ferroviário; do transporte aquaviários; e caminhoneiros”, informa. “Além disso, podem ser destinadas a outros grupos. A Sesa ainda estuda as possibilidades”, complementa.

Sobre a Janssen

Fabricada pela Johnson e Johnson, a vacina Janssen usa a tecnologia de vetor viral, com um vírus enfraquecido que transporta genes virais para as células, algo que estimula a resposta imunológica. Imunizantes como a AstraZeneca utilizam a mesma metodologia considerada de terceira geração. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o imunizante possui alta eficácia prevenindo mortes e hospitalização. Esta é a primeira vacina que chega ao Brasil capaz de imunizar contra a Covid-19 com apenas uma dose.

Mais doses da Pfizer a CoronaVac

“O Paraná receberá 348.090 vacinas contra a Covid-19 nesta quinta-feira. 24. Será o primeiro lote do montante de 439,3 mil doses anunciado por meio da 27.ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde. O voo LA-4791 deve pousar no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, às 13h20, com 136.890 doses da Pfizer/BioNTech, e o voo AD-4830 deve chegar pouco depois, às 13h45, com 211.200 doses da CoronaVac/Butantan”, informa a Sesa.

Segundo o Estado, a CoronaVac também terá uma parte destinada a trabalhadores do transporte coletivo (11.732 doses), algo que pode contemplar pessoas que atuam no setor no litoral. “Além disso, o imunizante será destinado neste lote à  vacinação em trabalhadores da educação, ensino superior e forças de segurança e salvamento com D1 (primeira dose) e D2 (segunda dose)”, complementa.

“As vacinas da Pfizer devem ser destinadas a grupos prioritários já atendidos, como pessoas comorbidades, e público em geral, seguindo o calendário de vacinação anuncido pelo Governo do Estado”, finaliza a Sesa.

Com informações da AEN/Sesa

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Em alta