Nesta semana, a Prefeitura de Guaratuba anunciou que desde a sexta-feira, 16, ampliou o atendimento público em fisioterapia no município, em virtude da importância deste tipo de serviço clínico para a recuperação de pacientes que foram acometidos pela Covid-19. Os fisioterapeutas atuam em uma nova unidade que fica anexa ao Pronto Socorro Municipal e funciona das 7h às 19h.
Segundo o município, o espaço é especifico para reabilitação cardiopulmonar e outros tipos de recuperação. Segundo o especialista em fisioterapia cardiorrespiratória, Luiz Guilherme Garcia Carvalho, “mesmo os pacientes que não foram para a ventilação mecânica ou para a UTI apresentam certo grau de comprometimento pulmonar, desconforto respiratório e falta de ar em pequenos esforços”.
De acordo com o profissional da saúde, pessoas que tiveram comprometimento maior devido ao Coronavírus podem apresentar fraqueza ou atrofia muscular respiratória ou generalizada, com tosse e algumas vezes ainda com secreção. “A fisioterapia cardiorrespiratória atua com exercícios para aumentar as condições pulmonares e melhorar a execução das atividades diárias. Ela diminui a dor, o cansaço, a tosse e a falta de ar”, destaca.
“Além dos pacientes que se recuperam da Covid-19, a fisioterapia cardiorrespiratória está atendendo pacientes que tiveram problemas cardíacos, sequelas de pneumonia, enfisema pulmonar, bronquite, entre outros, e precisam de reabilitação cardíaca e pulmonar”, informa a prefeitura.
Ambulatorial
Segundo a assessoria, o atendimento fisioterapêutico também foi ampliado com oferecimento diário de 13 horas de fisioterapia ambulatorial na sala do Ginásio Municipal de Esportes José Richa (entrada pelo portão 2), das 6h às 19h. “Durante quatro dias na semana também é realizado atendimento domiciliar para pessoas acamadas. Além de novos espaços e serviços, foi realizado o investimento de R$ 40 mil, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, com a compra de novos equipamentos como ultrassons, laser, corrente russa, bolas suíças, pesos, barras de ling, macas e divãs”, destaca.
“Para o atendimento em fisioterapia é preciso procurar a Secretaria Municipal da Saúde que recebe as guias, faz a triagem e distribui a demanda para a equipe de Fisioterapia”, finaliza a Prefeitura de Guaratuba.
Com informações e foto da Prefeitura de Guaratuba