conecte-se conosco

Coronavírus

Obesidade e hipertensão são fatores de risco para a doença

Grupo possui alto risco de complicação grave pela doença

Publicado

em

No último fim de semana, três pessoas que tinham fatores de risco como obesidade e hipertensão faleceram em decorrência da Covid-19 no Paraná. O médico em Paranaguá, Dr. Jonathan Aredes, afirmou que obesos fazem parte do grupo de risco, assim como os hipertensos, nos quais a doença pode desenvolver um quadro grave.

De acordo com o médico, pessoas com obesidade em todo o mundo já estão em alto risco de complicações graves da Covid-19, em virtude do aumento do risco de doenças crônicas que o excesso de peso gera. “E o atendimento desses pacientes, quando em estado grave (e eles são aproximadamente 5% das infecções), demandam atenção o suficiente para gerar impactos negativos no sistema de saúde. Os especialistas estão preocupados, pois além da epidemia de obesidade que o mundo já atravessa há anos, agora terão que entender e enfrentar essas duas epidemias ao mesmo tempo”, observou Aredes.

Sendo assim, é importante definir quando uma pessoa pode ser considerada obesa. O teste do IMC (Índice de Massa Corpórea) é o mais indicado para ter essa resposta. “Uma pessoa é considerada obesa quando o seu IMC é maior que 30 kg para cada metro quadrado de superfície corpórea. O cálculo é feito através de uma fórmula simples, que encontramos inclusive em aplicativos de celular: Peso dividido pela altura ao quadrado (Peso/Altura²). Os resultados se traduzem em valores arredondados: IMC entre 18 e 25 (normal); entre 25 e 30 (sobrepeso); entre 30 e 35 (Obesidade grau I); entre 35 e 40 (Obesidade grau II); acima de 40 (Obesidade grau III ou Obesidade mórbida)”, ensinou o médico.

Dr. Jonathan Aredes afirmou que especialistas lidam há anos com a epidemia da obesidade

Diabetes e hipertensão

Segundo Aredes, os diabéticos e hipertensos têm o sistema imunológico mais debilitado, por isso estão inclusos no grupo de risco para a Covid-19. “O que aumenta o risco de complicações ao contrair uma infecção, como gripes, resfriados e o Coronavírus. Por isso, é muito importante que pessoas portadoras de hipertensão ou diabetes tenham cuidados redobrados. Não devem em hipótese alguma, parar o tratamento. Ficar com a doença descompensada é mais prejudicial do que a ação do medicamento. Estudos mostram que pacientes com diabetes tipo 2 apresentaram um risco de complicação por Covid-19 até três vezes maior que a população em geral”, alertou o médico.

O que essas pessoas devem fazer?

Para aqueles que estão no grupo de risco, alguns cuidados podem ajudar a evitar a infecção e os problemas causados por ela. “Além do distanciamento físico, devem evitar excessos alimentares e tomar corretamente medicações prescritas, buscar uma rotina de atividades físicas que seja compatível com sua situação. E claro, os cuidados básicos, como higiene das mãos com água e sabão ou álcool em gel e manter o ambiente sempre arejado”, concluiu o médico.

plugins premium WordPress