conecte-se conosco

Coronavírus

Municípios do Litoral retornam com barreiras sanitárias neste fim de semana

Em Paranaguá, a barreira acontece entre os quilômetros 11 e 12 da BR-277 a partir de sexta-feira, 21
Foto: Prefeitura de Paranaguá

Publicado

em

No início da tarde de quinta-feira, 20, os municípios de Paranaguá, Guaratuba e Pontal do Paraná confirmaram que vão retornar com as barreiras sanitárias, com o objetivo de conter a propagação e disseminação do novo Coronavírus, no fim de semana.

Paranaguá

O município de Paranaguá retornará com barreira sanitária para minimizar a vinda de turistas ao município e região neste momento em que o hospital de referência em atendimentos de casos de Covid-19 e que atende todo o litoral e população flutuante, se encontra com sua capacidade de internamento máxima.

O secretário municipal de Segurança, João Carlos Silva, explica que a barreira auxiliará nesse controle no número de visitantes. “Com o decreto de Curitiba e Região Metropolitana determinando o fechamento dos estabelecimentos comerciais aos finais de semana, a tendência é de que aumente a população flutuante no litoral. A barreira auxiliará nesse controle no número de visitantes. Ficamos felizes em recebê-los, mas este não é o momento”, ressalta João Carlos.

A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, salienta que a ação com barreiras restritivas realizadas anteriormente geraram resultados positivos. “Pudemos sentir os efeitos benéficos inclusive com a queda de internamentos no Hospital de Campanha. Nosso intuito é frear a disseminação do vírus e evitar agravamentos e mortes pela doença”, destaca.
A barreira sanitária ocorrerá entre os quilômetros 11 e 12 da BR-277, a partir das 12h de sexta-feira, 21 até às 12h de domingo, 23.

Guaratuba

Em Guaratuba foi realizada reunião presencial do Comitê de Gestão de Crise com os novos membros representantes da sociedade civil, com o objetivo de definir os planos de ação, prevenção e de contingência em resposta à pandemia da Covid-19, na quarta-feira, 19. A reunião teve em sua pauta o novo decreto do Governo do Estado (n.º 7672/2021), publicado dia 17 de maio e, ainda, os decretos de Curitiba e região metropolitana, que têm medidas mais restritivas de enfrentamento da pandemia como o fechamento de grande parte do comércio (inclusive supermercados) no final de semana na capital.

Foto: Prefeitura de Guaratuba

O secretário municipal da Saúde, Gabriel Modesto, abriu a reunião explanando sobre a situação epidemiológica de Guaratuba. Segundo ele, a média móvel voltou a crescer após uma queda significativa. “Estamos com cerca de 10 confirmações diárias novamente, isso aumenta a pressão no sistema de saúde da cidade e reflete, principalmente, na ocupação de leitos da região e do estado”, afirmou Modesto, alertando que a taxa de ocupação de leitos (clínicos e UTI) no Estado que continua operando no seu limite. “Se não fizermos uma ação agora que está crescendo os números de casos e já com a rede de saúde saturada, podemos chegar a uma situação de não termos nem como receber o paciente no nosso Pronto-Socorro”, alertou o secretário da Saúde. 

Após deliberação, o comitê apoiou as novas medidas do Estado, em vigor até dia 31 de maio, e decidiu pela implementação de barreiras restritivas nas entradas da cidade iniciando na próxima sexta-feira, 21.

Pontal do Paraná

Em Pontal do Paraná, os números apontam que a propagação da Covid-19 tiveram elevação nos últimos dias.

A prefeitura tem exercido um trabalho contundente de vacinação, orientação sobre prevenção, e fiscalização no que se refere ao descumprimento de normas peculiares da pandemia.

“Não é hora de deixar de lado os cuidados de distanciamento social, isolamento e uso de máscaras. O fluxo indiscriminado de pessoas em locais públicos, logradouros, praças, restaurantes, lanchonetes e comércios, gerando aglomerações ou grupos confraternizantes, infelizmente, pode ser responsável por prejuízos à saúde e à vida”, destaca a assessoria.

Dentro das medidas de contenção, Pontal do Paraná realizará a partir do dia 21/05 (sexta-feira) até domingo 23/05, barreiras restritivas, nos limites da cidade.

Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná

As barreiras também têm o objetivo de inibir a descida de turistas para o litoral, por conta das medidas de restrição adotadas na Capital, Curitiba.

Os veículos que chegarem até à entrada de Pontal do Paraná, serão minuciosamente fiscalizados, e pessoas sem residência fixa, ou sem vínculo empregatício na cidade,

não poderão passar.

“São medidas duras, porém, absolutamente necessárias para não colapsarmos o sistema de saúde local, que já conta com demanda acima do normal. Muito importante lembrar, que os comércios também serão fiscalizados. Restaurantes, lanchonetes, e similares, deverão respeitar as diretrizes do Decreto. Os infratores serão autuados na forma da lei, visto que estão, exaustivamente, alertados”, finaliza o informativo.

Com informações das Assessorias

Fotos: arquivo.

Em alta

plugins premium WordPress