conecte-se conosco

Coronavírus

Moradores no Lar dos Idosos Perseverança recebem 1.ª dose da vacina contra a Covid-19

A primeira idosa a receber o imunizante foi Cezarina Batista, de 71 anos, moradora da instituição há mais de 25 anos.

Publicado

em

Moradores no Lar dos Idosos Perseverança recebem 1.ª dose da vacina contra a Covid-19

Dando sequência ao plano de vacinação elaborado pelo município de Paranaguá, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Imunização (PNI), e, consequentemente, do Governo do Paraná, teve início na manhã de quinta-feira, 21, a vacinação contra a Covid-19 nos residentes no Lar dos Idosos Perseverança, localizado na Rua dos Expedicionários, 782. 

Idosos que vivem abrigados no asilo e seus cuidadores receberam o imunizante

Idosos que vivem abrigados no asilo e seus cuidadores receberam o imunizante. A primeira idosa a receber a vacinação foi Cezarina Batista, de 71 anos, moradora na instituição há mais de 25 anos. “Para mim é uma alegria, estou muito feliz por ser vacinada, nem doeu, não vejo a hora que as visitas retornem. Muito obrigada à saúde que veio nos vacinar, agora ficamos mais tranquilos que esse momento vai passar”, enfatizou Cezarina. 

 José Leocádio Molino  foi imunizado

Na sequência, foi imunizado José Leocádio Molino, de 76 anos. “É com muita emoção que recebo a 1.ª dose da vacina. Graças a Deus ela chegou. Vamos continuar realizando todas as proteções até a segunda dose, para sermos vencedores deste vírus”, destacou Molino.

A primeira colaboradora da instituição a receber a vacina foi a cuidadora, Sirlei Santos

Já a primeira colaboradora da instituição a receber a vacina foi a cuidadora, Sirlei Santos, que trabalha na casa há 19 anos. “Foi um alivio e é muito gratificante podermos receber a vacina junto com os idosos. Estamos felizes”, comemorou, emocionada, a cuidadora.  

Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá, Cecilia Carolina Lopes Ferreira

A enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá, Cecilia Carolina Lopes Ferreira, fez a aplicação das vacinas e falou do trabalho realizado. “Estamos hoje com 100 doses para vacinar os idosos e seus cuidadores”, informou Cecília, destacando também que a segunda dose está dentro do plano de imunização, devendo ser realizada dentro de duas a quatro semanas.

Presidente da Sociedade de Assistência aos Necessitados - Lar dos Idosos Perseverança

O presidente da Sociedade de Assistência aos Necessitados – Lar dos Idosos Perseverança, Therbio Castro da Silva, fala do momento ímpar para a instituição no combate à pandemia. “É com grande alegria e emoção que a gente inicia a vacinação dos idosos e dos seus cuidadores. Para nós, a importância da imunização é que já tivemos reinfecção de funcionários, que pegaram em março e voltaram a testar positivo em outubro. Então a vacina é realmente uma solução. Esperamos demais este momento, pois desde o dia 15 de março os internos se encontram isolados. É importante para nós como instituição e para eles, para que possam voltar a receber suas visitas, que possamos voltar a realizar os projetos que aconteciam aqui. Então não tem o que pague a alegria deste momento. Agradecemos às autoridades, à prefeitura e à Sesa, que sempre nos deram muita atenção, testando aqui semanalmente todos os idosos e funcionários para que pudéssemos isolar e manter a contaminação sob controle. Só temos que agradecer”, enfatiza o presidente, informando que dos 67 idosos da instituição, 57 foram vacinados, e 10 aguardam o prazo da quarentena para tomar o imunizante. “Estes 10 internos testaram positivo há menos de quatro semanas, então eles precisam passar por esta quarentena para que possam ser vacinados, pois é uma recomendação do fabricante da vacina. A Secretaria de Saúde está obedecendo à orientação e nos informou que as doses deles estão reservadas e no momento correto serão aplicadas”, completa Therbio.

Plano de Imunização

Paranaguá recebeu na terça-feira, 19, por meio do Ministério da Saúde e Governo do Estado, o primeiro lote de vacinas contendo 1.211 doses. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) elaborou o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 em consonância com o Programa Nacional de Imunização. Neste primeiro momento, estão sendo vacinados com a dose inicial, 948 profissionais de saúde que atuam em Paranaguá, 159 pessoas que residem e trabalham em instituições de longa permanência (asilos de idosos) e 30 indígenas aldeados.

Leia também: Hospital Regional do Litoral segue com 19 pacientes internados na Ala Covid-19

Em alta

plugins premium WordPress