O informe epidemiológico divulgado na quarta-feira, 26, pelo Governo do Paraná, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), indica que 1.120 pacientes com casos suspeitos ou confirmados para o novo Coronavírus aguardam internação em leito de UTI adulto no Paraná. O número de pessoas na fila de espera segue em alta no Estado.
A situação na saúde pública é preocupante, pois dos 1.120 pacientes cadastrados na Central do Estado para esperar um leito hospitalar, 543 são para leitos de enfermaria e 577 aguardam por um leito de UTI. De acordo com o levantamento feito através da Secretaria Estadual de Saúde, desde o mês de março, o Paraná não registrava mais de mil pessoas na fila de espera por um leito de UTI adulto.
A taxa de ocupação dos leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) para casos suspeitos ou confirmados da Covid-19 chegou a 96% no Paraná. A macrorregião Leste, que engloba Curitiba, Região Metropolitana, municípios vizinhos e o litoral, está em 96% de taxa de ocupação. A macrorregião Oeste, em Foz do Iguaçu e Cascavel, está em 96% de taxa de ocupação. Na macrorregião Norte a taxa de ocupação dos leitos de UTI do SUS adulto chegou a 93% e a macrorregião Noroeste registra 97% de ocupação. Diante destes números, há somente 85 leitos de UTI adulto disponíveis no Paraná, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.
“Chega um momento que não tem mais profissional para trabalhar. O volume de vacinas tem aumentado, em julho temos previsão de 2 milhões de doses, mas enquanto as pessoas não forem vacinadas, o cuidado deve ser redobrado”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Júnior.
Litoral
O Hospital Regional do Litoral (HRL) é um dos cinco maiores hospitais públicos do Paraná, sendo 100% SUS. A unidade hospitalar atende pacientes dos sete municípios do litoral: Paranaguá, Morretes, Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.
De acordo com os dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde, o HRL está com 97% de taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto exclusivos para Covid-19, sendo que há apenas uma vaga disponível na Unidade de Terapia Intensiva. Nos leitos de enfermaria exclusivos para Covid-19, a taxa de ocupação chegou a 85% com cinco leitos ainda disponíveis para receber pacientes.
Hoje a unidade hospitalar tem, ao todo, na “Ala Covid”, 35 leitos de UTI adulto e 34 leitos de enfermaria.
Foto: Ilustrativa – Rodrigo Félix Leal /Arquivo AEN e Divulgação / SESA