conecte-se conosco

Coronavírus

Mais de 360 mil doses da vacina AstraZeneca chegam ao Paraná

Parte do lote será destinado aos sete municípios do litoral, por meio da 1.ª RS

Publicado

em

Na quarta-feira, 2, o Paraná recebeu mais 360.250 doses da Covishield,  vacina contra a Covid-19 desenvolvida em parceria pela Fiocruz/AstraZeneca/Oxford. Os imunizantes foram encaminhados ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, e serão destinados às 22 regionais de saúde do Paraná, incluindo a 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS) de Paranaguá, que contempla os sete municípios do litoral. Além disso, na quinta-feira, 3, está prevista a vinda de 37.440 doses da Cominarty, da parceria Pfizer/BioNtech, que chegam ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, no período da tarde.

Sobre o lote da AstraZeneca, a Sesa informou que ele integra a 22.ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde. “Após averiguação e validação por parte da equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde, serão encaminhadas para as 22 Regionais de Saúde. O lote será complementado nesta quinta-feira, 3, com a chegada de mais 37.440 da Cominarty, da parceria Pfizer/BioNtech, totalizando 397.690 doses”, informa.

De acordo com o novo informe técnico do governo federal, as doses são destinadas às primeiras aplicações em grupos prioritários já contemplados e, pela primeira vez, a povos e comunidades tradicionais e ribeirinhos. “Em relação à Covishield, são 289.662 vacinas para pessoas com comorbidades e com deficiência permanente, 33.811 para trabalhadores da educação do Ensino Básico e 740 para povos e comunidades tradicionais e ribeirinhas, além da taxa de 5% destinada para a reserva”, informa a pasta.

“O Estado já imunizou idosos, idosos institucionalizados, trabalhadores da saúde, indígenas e quilombolas, e está vacinando pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas, trabalhadores da educação, trabalhadores da segurança, Forças Armadas, portuários, aeroportuários, trabalhadores da assistência social e, em breve, iniciará a imunização na população em geral, de 18 a 59 anos”, destaca a Sesa.

37,4 mil doses da Pfizer chegam ao Paraná

Sobre a nova remessa com 37,4 mil doses da Pfizer que chega ao Paraná na quinta-feira, 3, a Sesa ressalta que, após recebimento no Aeroporto Internacional Afonso Pena, a remessa seguirá ao Cemepar para averiguação, validação e armazenamento. “As doses se juntarão às 360.250 da Covishield, imunizante desenvolvido em parceria pela Fiocruz/AstraZeneca/Oxford, que chegam na manhã desta quarta-feira,2”, explica.

Com relação aos imunizantes da Pfizer, eles serão destinados para pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente, maior grupo prioritário em processo de vacinação, e 152 para trabalhadores do transporte aéreo. O restante é da reserva técnica.

Com informações da AEN

Foto: Américo Antonio/Sesa

Em alta

plugins premium WordPress