Coronavírus

Mais de 13 mil pessoas receberam as duas doses da vacina em Paranaguá

Retorno é importante para imunização completa contra a doença

fz6k1c4t 1625170354

O Portal “Paranaguá Imunizada”, da Prefeitura de Paranaguá, divulga os dados da vacinação contra a Covid-19 na cidade, de acordo com a faixa etária e os grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde (MS). O “vacinômetro” do município é atualizado periodicamente de acordo com as doses de vacinas disponíveis e também com o fluxo de parnanguaras que buscam o local de vacinação para receber a imunização.

Analisando o número de pessoas vacinadas com a segunda dose na cidade, até agora foram 13.279 pessoas que concluíram o ciclo vacinal, sendo que 79.842 cidadãos receberam a primeira dose. Parte da diferença no número entre primeira e segunda doses aplicadas se dá pelo intervalo de tempo entre doses recomendado pelas fabricantes. A CoronaVac, fabricada pela Sinovac e Instituto Butantan, requer 21 dias de intervalo, e a Covishield, da Universidade de Oxford/Astrazeneca/Fiocruz, três meses, assim como a Pfizer/BioNTech que tem um intervalo de três meses entre a primeira e segunda dose.

As pessoas de Paranaguá que já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 devem ficar atentas para a data de retorno para receber a segunda dose do imunizante. O dia está marcado na carteira de vacinação fornecida a cada cidadão individualmente.

“Equipes têm entrado em contato com esses cidadãos para que venham se imunizar. É preciso que o esquema esteja completo para uma imunização eficaz contra a Covid-19”, salienta a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

O retorno é importante para a imunização mais completa contra a doença. Na data indicada, o cidadão pode se dirigir à Estação Ferroviária com documento original com foto e a carteira de vacinação. O local permanece com atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

ey8ay4l5 1625170378

Nos dias em que há a força-tarefa, Paranaguá dispõe de mais locais de vacinação, na Avenida Maximiano da Fonseca e na Rua Arthur de Abreu, no sistema drive-thru.

“A vacina está disponível. Orientamos que aqueles que já receberam a primeira dose, que fiquem atentos a informação com data de retorno contida no cartão de vacinação e mesmo com o prazo expirado, nos procurem para completar o esquema vacinal”, destaca a secretária.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), os estudos demonstraram que a CoronaVac apresentou melhor eficácia após aplicação das duas doses no intervalo de duas a quatro semanas. A AstraZeneca apresentou eficácia maior nos estudos após 28 dias da segunda dose e a Pfizer, demonstrou maior eficácia, sete dias após a aplicação da segunda dose.

“Vale lembrar que, diante do atual cenário de transmissão comunitária da Covid-19, é importante compreender que a vacinação não produz uma resposta imediata para conter a circulação do vírus, mas é uma medida preventiva para reduzir a ocorrência de casos graves e óbitos a médio e longo prazo. E, com isto, é fundamental manter as medidas não farmacológicas de prevenção à transmissão do vírus, como uso de máscaras, distanciamento social, etiqueta respiratória, higienização das mãos, dos objetos de uso pessoal, entre outras”, informou a nota da Sesa.

Fotos: Divulgação / Prefeitura de Paranaguá


Mais de 13 mil pessoas receberam as duas doses da vacina em ParanaguáAvatar de Redação

Redação

Mais de 13 mil pessoas receberam as duas doses da vacina em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar