Com 50 óbitos de pacientes que não conseguiram se recuperar da Covid-19, o litoral do Paraná ocupa hoje a terceira colocação no índice que mostra o coeficiente de mortalidade em todo o Estado do Paraná, conforme divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde na sexta-feira, 17. A região tem 2.076 casos confirmados, sendo a maioria relacionados a moradores em Paranaguá, 1.403 no total.
Para chegar ao índice de mortalidade, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) analisa o coeficiente de incidência por Regional de Saúde e os casos confirmados em cada região a cada 100 mil habitantes. A 1.ª Regional de Saúde, que abrange os sete municípios do litoral, está na terceira colocação entre todas as regiões do Paraná, atrás somente da região de Cascavel e Cornélio Procópio. Essas três regiões, Cascavel, Cornélio Procópio e Paranaguá estão no nível de emergência com relação às mortes registradas, já que estão 50% acima da incidência estadual.
Não é apenas Paranaguá que tem registrado aumento no número de casos da doença a cada dia. No boletim divulgado pela Sesa na tarde de sexta-feira, 17, na sequência aparece Guaratuba (168 casos), Pontal do Paraná (165), Matinhos (125), Morretes (140), Antonina (69) e Guaraqueçaba (6).
Paraná ultrapassa 50 mil casos
A Sesa registrou 1.900 novas confirmações e 46 mortes pela infecção causada pelo novo Coronavírus na sexta-feira, 17. O Paraná soma 50.761 casos e 1.273 mortos em decorrência da doença. Mais 46 pacientes perderam a vida em decorrência da doença no Paraná. São 18 mulheres e 28 homens, com idades que variam de 38 a 99 anos. Os pacientes que faleceram residiam em: Curitiba (22), Paranaguá (3), Cascavel (3), Rio Negro (2), Foz do Iguaçu (2), Campo Largo (2), Arapongas (2), além da ocorrência de uma morte em cada um dos seguintes municípios: Colombo, Rolândia, São José dos Pinhais, Quedas do Iguaçu, Peabiru, Jaguapitã, Imbituva, Goioerê, Diamante do Sul e Curiúva.
Com informações da Sesa