Na tarde de sexta-feira, 5, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou novo informe epidemiológico da situação do novo Coronavírus em todo o Paraná.
Segundo os dados técnicos, o litoral do Paraná agora totaliza 132 casos da doença. A região registra sete mortes decorrentes da Covid-19, uma delas importada, sendo quatro em Paranaguá, uma em Guaratuba e uma em Guaraqueçaba e segue com 13 pacientes recuperados.
Desta forma, Paranaguá tem 71 casos, seguida de Guaratuba (27), Pontal do Paraná (10), Matinhos (8), Morretes (9), Antonina (6) e Guaraqueçaba (1).
Novas confirmações
A Secretaria de Estado da Saúde também informa mais 533 confirmações e 13 óbitos pelo novo Coronavírus.
O informe epidemiológico mostra que o número acumulado de pessoas infectadas é de 6.437, 227 morreram em decorrência da doença. Há registro da Covid-19 em 273 municípios do Estado, e em 81 ocorreu ao menos um óbito.
A quantidade de casos e de óbitos é a maior divulgada em um só dia desde que o monitoramento registrou o primeiro diagnóstico, em 11 de março. Entre os 86 dias desde o início do acompanhamento da Sesa, a quinta-feira, 4, é o que tem o maior número de diagnósticos confirmados, foram 453 e na quarta-feira, 3, foi a data de maior ocorrência de mortes, 12 falecimentos.
O secretário de Saúde, Beto Preto, reforçou a necessidade de manter o distanciamento físico. “Nossos números crescem rapidamente. E pelo que estudamos das projeções, tendo em vista o que já ocorreu em outros locais, vamos ter aumento de casos. Nos preocupa muito ver as pessoas nas ruas porque um organismo pode reagir bem à doença, mas outro não. E se muitos precisarem de UTIs, sabemos que não haverá para todos”.
ÓBITOS
Todas as 13 pessoas que foram a óbito estavam internadas. As mortes ocorreram entre 1.º e 5 de junho, foram sete mulheres e seis homens, com idades que variam entre 34 e 90 anos.
No dia 1.º de junho ocorreram
dois óbitos. Uma mulher, 45 anos, que residia em Campina Grande do Sul; e um
homem, 74 anos, de Piraquara.
Na terça-feira, 2, faleceu uma mulher de 70 anos
que morava em Cambé.
Quarta-feira, 3, seis pessoas morreram. Três
mulheres: residente em Cornélio Procópio, tinha 90 anos; moradora em Curitiba,
tinha 50 anos; e uma que morava em Toledo, de 34 anos. Um dos homens residia em
Bela Vista do Paraíso, tinha 66 anos; outro morava em Cascavel, 73 anos; e um
que faleceu de 71 anos morava em Ibiporã.
Quinta-feira, 4, três pessoas faleceram: duas
mulheres e um homem. Uma residia em Curitiba e tinha 85 anos e a outra morava em
Londrina e tinha 89 anos; o homem era morador em Rolândia e tinha 78 anos.
Nesta sexta-feira, 5, um morador de Maringá foi
a óbito, o homem tinha 74 anos.
Internados
Estavam internados na sexta-feira, 5, 314 pacientes com o diagnóstico confirmado para Covid-19. 230 estão em leitos SUS (85 em UTI e 145 em leitos enfermaria) e 84 em leitos da rede hospitalar privada (33 em UTI e 51 em leitos enfermaria).
Leitos SUS Covid
O Paraná tem 1.947 leitos exclusivos Covid-19, que atende pacientes com suspeita ou com diagnóstico já confirmado da doença. A taxa média de ocupação dos leitos está em 34%. Em leitos adultos: 658 UTI, 304 ocupados (46%) e 1.182 enfermaria, 354 ocupados (30%).
Em leitos pediátricos: 37
UTI, 9 ocupados (24%) e 70 enfermaria, 3 ocupados (4%).
A quantidade de leitos pode variar porque, além
dos leitos em unidades próprias do Estado, a Sesa contrata diretamente leitos
em unidades hospitalares filantrópicas e privadas para atendimento a pacientes
Covid-19 quando necessário.
Municípios
Duzentas e setenta e três cidades paranaenses que têm ao menos um caso confirmado pela Covid-19. Em 81 municípios há registro de óbitos pela doença.
Confira o boletim na íntegra:
Sesa-PR