conecte-se conosco

Coronavírus

Litoral recebe 1.625 vacinas Janssen para dose de reforço

Este é o primeiro lote recebido do imunizante de dose única para reforço

Publicado

em

Foto: Américo Antonio/Sesa

Na quinta-feira, 9, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), anunciou o envio de mais 1.625 vacinas Janssen para aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 destinadas para a 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS) de Paranaguá, responsável pela distribuição aos sete municípios do litoral do Paraná. Este é o primeiro lote para aplicação de reforço da Janssen, único imunizante aplicado no Brasil onde é necessário a aplicação de apenas uma dose para complemento total do esquema vacinal. 

Entre o fim de novembro e início de dezembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analisou e autorizou a aplicação da dose de reforço da Janssen no Brasil. Nesta semana, o Ministério da Saúde (MS) enviou o primeiro lote do imunizante ao Paraná, com a Sesa encaminhando para todas as regiões do Estado na quinta-feira, 9, as doses para chegarem ao braço da população. 

Segundo a Sesa, 131.050 vacinas da Janssen contra a Covid-19 foram descentralizadas para todas as Regionais de Saúde no Paraná, algo que foi feito por via terrestre. “Os imunizantes são referentes à 72ª pauta do Ministério da Saúde e destinados à dose reforço. Desse total, 9.565 doses são para a população em situação de rua, 57.875 para atender pessoas acima de 18 anos de idade e 63.610 para a população de municípios da linha de fronteira”, informa.

Secretário reforça importância da dose de reforço

De acordo com a pasta estadual, esta é a segunda distribuição de vacinas contra o Coronavírus feita nesta semana.  “Na terça-feira, 7,  foram enviadas às Regionais 146.160 doses contendo os outros três imunizantes: Pfizer/BioNTech, Coronavac/Butantan e Astrazeneca”, detalha a assessoria.

De acordo como secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a vinda e aplicação desta remessa é essencial para a continuidade do enfrentamento à pandemia no Paraná.“É nossa primeira dose reforço da Janssen e espero que a população receba essa vacina, que compareça aos locais indicados para a imunização para que consigamos combater de forma mais completa o vírus”, finaliza.

Confira quantas doses a 1.ª RS de Paranaguá e outras regionais receberam:

Com informações da Sesa/AEN