conecte-se conosco

Coronavírus

Litoral do Paraná tem 76,5% do público-alvo vacinado com a 1.ª dose

Região tem uma das maiores coberturas vacinais contra a doença no Estado

Publicado

em

Com as remessas de vacinas contra a Covid-19 chegando ao Paraná e com as estratégias adotadas pelas secretarias municipais de Saúde, o litoral do Estado tem se destacado na imunização contra a doença. De acordo com dados da 1.ª Regional de Saúde de Paranaguá, que abrange os sete municípios da região, 76,5% da população acima de 18 anos já recebeu a 1.ª dose. Índice que coloca o litoral acima da média estadual.

O diretor da 1.ª Regional de Saúde, em Paranaguá, José Carlos de Abreu, afirmou estar otimista quanto a forma que a vacinação avança. “A Regional tem hoje uma das maiores coberturas em todo o Paraná em relação a população, vacinamos com a 1.ª dose 76.5% do público-alvo, pessoas acima de 18 anos”, afirmou Abreu.

O Paraná tem uma média de 73%, o que mostra que o litoral está adiantado perante outras regiões do Estado.

Agilidade

As cidades no litoral do Paraná adotaram estratégias para vacinar a população assim que as doses são recebidas. “Os sete municípios têm conduzido a vacinação de forma magnífica, todos adotaram estratégias para não ficar com vacinas em estoque e fazer com que a vacina chegue rapidamente. Todos estão muito organizados”, destacou Abreu.

Cobertura vacinal

Segundo o diretor da 1.ª Regional, se observa algumas diferenciações na cobertura vacinal entre as cidades, pois algumas têm grupos prioritários e  puderam avançar um pouco mais que outras na campanha. 

Antonina já vacinou 87% dos moradores e, atualmente, o chamamento é para pessoas acima de 20 anos.

Como Guaraqueçaba já está com 98% dos seus moradores vacinados, as doses já são aplicadas para pessoas acima de 18 anos.

Guaratuba está com 67% de vacinados e imuniza pessoas acima de 34 anos. “Está um pouco atrasada com relação aos demais, mas isso não é por responsabilidade do município, que tem sido muito competente, mas são critérios utilizados na distribuição das doses”, pontuou Abreu.

A população de Matinhos está 74% imunizada e vacina agora pessoas com 25 anos ou mais. 

Morretes está com 71% de vacinados e vacina moradores acima de 27 anos.

Paranaguá, com 77% de vacinados, abriu o chamamento para moradores de 21 anos ou mais.

Pontal do Paraná, com 75% de cobertura vacinal, convoca pessoas acima de 35 anos.

Distribuição

O Governo do Estado tem considerado esses índices para a distribuição de doses. “Essas diferenças decorrem do fato de alguns municípios não terem grupos prioritários, como é o caso de ribeirinhos e portuários. Mas, a secretaria de Estado da Saúde está muito atenta com relação a isso, tanto que Guaratuba e Pontal, proporcionalmente, estão recebendo um pouco mais de doses nas últimas remessas. Isso para que todos cheguem a 100% de imunizados no mesmo período”, afirmou Abreu.

A meta deve ser atingida até o fim do mês de setembro.

“O cronograma de vacinas no Paraná tem como expectativa que, até o mês de setembro, já tenhamos toda a população acima de 18 anos vacinada. Eu acredito que aqui no litoral esse tempo será menor ainda”, afirmou o diretor.

Abreu reforça que, mesmo aqueles que já receberam as duas doses do imunizante (ou uma, no caso da Janssen), precisam continuar tomando os devidos cuidados como utilização de máscaras, álcool em gel e evitar aglomerações.  

Paranaguá se destaca

Paranaguá tem 77% de vacinados e se destaca entre os municípios do Paraná (Foto: Prefeitura de Paranaguá)

Paranaguá está entre as cidades que mais aplicaram doses em todo o Estado. “Em doses absolutas, os municípios que mais aplicaram vacinas foram Curitiba (1.504.377); Londrina (422.417), Maringá (395.618), Cascavel (243.044), Ponta Grossa (221.463), Foz do Iguaçu (206.137), São José dos Pinhais (184.344), Colombo (154.122), Guarapuava (129.344) e Paranaguá (126.537)”, informou o Governo do Estado.

Mais doses

O Paraná recebeu, na sexta-feira, 6, mais 415.790 vacinas contra a Covid-19. O envio da nova remessa foi confirmado pelo Ministério da Saúde na quinta-feira, 5. O lote incluiu 177.840 doses da Pfizer/BioNTech e 233.800 AstraZeneca (ainda não especificadas entre primeira ou segunda dose), além de 4.150 da Janssen (dose única). Na semana passada, o Paraná já distribuiu 158.670 vacinas para a 1.ª dose na população em geral acima de 18 anos.

Em alta

plugins premium WordPress