conecte-se conosco

Coronavírus

Ivermectina começa a ser distribuída em Paranaguá

Prefeitura continua com a entrega nos próximos 30 dias

Publicado

em

A Prefeitura de Paranaguá iniciou na manhã de sexta-feira, 17, a distribuição do medicamento Ivermectina. A entrega do remédio para a população é uma estratégia do município no enfrentamento à Covid-19. 

A entrega está sendo realizada na Arena Albertina Salmon, sendo que, nesta primeira etapa, o público-alvo é formado por pessoas acima de 40 anos e portadores de doenças crônicas. Cidadãos acima de 60 anos e portadores de deficiência têm prioridade durante a entrega do remédio.

Ao entrar na Arena, o cidadão recebe uma senha e ao ser chamado informa seus dados pessoais realizando um breve cadastro. Em seguida, acontece a avaliação pela equipe de saúde e, na sequência, a consulta médica com a emissão da receita.

A dona de casa Rosalba dos Santos Oliveira, moradora na Ponta do Caju, foi uma das primeiras a receber o medicamento. “Eu tenho diabetes e acredito que esse remédio vai ser importante para aumentar a proteção contra o Coronavírus. Agradeço à prefeitura por ter entregue”, ressalta.


A dona de casa Rosalba Oliveira foi uma das primeiras a receber o medicamento

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Ligia Regina  Cordeiro, a entrega de medicação ocorrerá por aproximadamente 30 dias, inclusive aos fins de semana. “Nesse primeiro momento são para as pessoas acima de 40 anos e aqueles que têm algum tipo de comorbidade. Peço para que tragam o cartão SUS, caso não tenham, basta ir até a Gabriel de Lara ou na própria Secretaria que nós confeccionamos, aqui não teremos tempo de fazer. Tragam o comprovante de residência e respeitem o distanciamento social na fila e agradecemos por estar tendo essa adesão tão grande para esse tratamento que a gente sabe que ainda está em estudos, mas  é uma  esperança”, ressaltou.

Secretária Municipal de Saúde, Ligia Regina, ressaltou que o medicamento é uma esperança

O prefeito Marcelo Roque acompanhou a distribuição e enfatizou que a logística foi bem planejada. “Hoje é um dia importante para Paranaguá, pois a temos mais de 150 pessoas trabalhando com muita organização, desde a triagem passando pelos médicos e a entrega do remédio. No máximo em sete dias vamos conseguir entregar aproximadamente 40 mil doses para a população de Paranaguá. Estamos fazendo isso por causa dos resultados positivos que estamos vendo em vários municípios do Brasil. Não podemos ficar parados enquanto uma pandemia toma conta do litoral. Sabemos que a Ivermectina não é uma vacina, mas ela bloqueia o vírus e os dados estão aí apontando que reduzem muito o índice de pessoas procurando leitos de hospitais. É isso que nós estamos querendo aqui para Paranaguá”, apontou.

A prefeitura esclarece que a medicação é mais uma medida para tentar minimizar os efeitos mais agressivos da doença já que in vitro, a Ivermectina inibiu a replicação do vírus.

Nesta primeira etapa, receberão a medicação moradores em Paranaguá com doenças pré-existentes e pessoas acima de 40 anos. O atendimento ocorre das 8h às 18h, inclusive nos fins de semana. O atendimento nas ilhas será feito a partir da próxima segunda-feira.

Publicidade










plugins premium WordPress