Tendência de queda também foi observada na média do Paraná
No último sábado, 10, e domingo, 11, em comparação ao fim de semana anterior onde se celebrou a Páscoa (3 e 4 de abril), houve redução do índice de isolamento social em Paranaguá. A tendência também foi observada na média paranaense. Segundo os dados do Painel de Controle do Coronavírus da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o município contabilizou no último sábado, 10, uma média de isolamento social de 47,6, sendo que no sábado anterior o índice foi de 50,3. No último domingo, 11, o índice de isolamento no contexto parnanguara foi de 52,3, sendo que no mesmo dia da semana anterior o número foi de 54,6.
Paranaguá é o único município do litoral onde o índice de isolamento social é registrado pelo painel da Sesa, servindo, portanto, como parâmetro para toda a região. A média analisa o número de pessoas que ficaram isoladas em um total de 100 indivíduos. Ou seja, no domingo, 11, de 100 cidadãos parnanguaras, 52,3 ficaram em casa. A redução no índice de isolamento ocorreu após o fim das barreiras sanitárias no litoral e alterações nos decretos na região e no Paraná.
O distanciamento social, assim como a higienização e o uso de máscara estão entre as principais formas de prevenção ao Coronavírus, segundo os órgãos científicos e autoridades sanitárias.
Paraná e Curitiba
A média de isolamento social no Paraná no fim de semana também caiu. Segundo o painel da Sesa, no último domingo, 11, o índice foi de 52,4, enquanto no mesmo dia da semana anterior a média foi de 53,4. Com relação aos sábados, enquanto no último dia 11 a média de isolamento foi de 48,1, no dia 3 o número obtido foi de 50,4.
A tendência de queda no isolamento em finais de semana também foi observada em Curitiba. Na capital, o índice no último domingo, 11, foi de 52,4, enquanto no mesmo dia da semana anterior foi de 46,5. O número com relação aos sábados também apresentou redução: no dia 10 a média em Curitiba foi de 46,5, enquanto no dia 3 o índice de isolamento social foi de 49,7.