Entre as vítimas há uma menina de 17 anos
Entre o sábado, 20, e a segunda-feira, 22, o Hospital Regional do Litoral (HRL), por meio dos boletins N.º 297 e n.º 298 do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, apontou que no último final de semana nove pessoas perderam suas vidas para a Covid-19 na unidade hospitalar. Entre as vítimas há uma menina de 17 anos, que veio a óbito na última quarta-feira, 17, e teve a confirmação da morte ter sido em decorrência do Coronavírus no sábado, 20. O alto índice de mortes demonstra a gravidade da pandemia no litoral.
De acordo com as informações técnicas do HRL, as vítimas tinham idade entre 17 a 78 anos. Entre as vidas perdidas constam três moradores em Paranaguá (dois homens e uma mulher), dois pacientes de Matinhos (uma mulher e um homem), dois pacientes masculinos de Guaratuba, um homem de Pontal do Paraná e uma mulher de Guaraqueçaba.
Ala Covid-19 lotada
A Ala Covid-19 segue lotada. Ao todo, 50 pacientes estão internados, entre eles 40 com quadro confirmado do Coronavírus e 10 com diagnóstico possível de Covid-19 sendo investigado. “Em relação à pandemia de Covid-19, até os dados de 22/03/2021 foram recuperados 2081 pacientes, sendo 1207 casos descartados, 13 estão em investigação e 861 pacientes confirmados”, destaca o boletim
Ampliação de leitos
Na sexta-feira, 19, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ativou 20 novos leitos exclusivos para atendimento à Covid-19 no HRL. “São cinco leitos de UTI e 15 de enfermaria. A unidade soma agora 35 UTI’s e 41 enfermarias”, informa a assessoria.
“Seguindo a orientação do governador Ratinho Júnior, estamos viabilizando novos leitos clínicos e de terapia intensiva para os paranaenses. Esta ampliação faz parte da expansão de pelo menos mais 200 UTI’s em todo o Estado, reforçando a rede de atendimento à Covid-19 e diminuindo o risco de vida daqueles que se infectaram”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
“Estes leitos são um grande esforço do Governo do Estado em possibilitar atendimento àqueles que precisarem. Infelizmente estes recursos são finitos e por isso ressaltamos que as medidas de prevenção devem continuar para evitar a contaminação pelo vírus, pois só assim conseguiremos vencer esta luta”, completa Beto Preto.
59 mortes por Covid-19 em março
Com a atualização do número de vidas perdidas para a pandemia divulgados pelo Hospital Regional, em março a unidade hospitalar, que é referência no enfrentamento ao Coronavírus no litoral, registrou 59 mortes por Covid-19 de moradores nos sete municípios da região. O litoral registra uma média de 2,6 mortes diárias neste mês no Hospital Regional.
Leia também: Litoral do Paraná recebe mais 9 mil doses da vacina contra a Covid-19