conecte-se conosco

Coronavírus

HRL amplia número de leitos para pacientes infectados pela Covid-19

Ao todo, a unidade conta com 20 leitos de UTI e 20 de enfermaria

Publicado

em

HRL está com 45% de taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto exclusivos para Covid-19

No dia 2 de fevereiro, o Hospital Regional do Litoral (HRL) ampliou o número de leitos para o atendimento de pacientes infectados pela Covid-19. Hoje são 20 leitos de UTI adulto e 20 de enfermaria exclusivos para a doença. Anteriormente, a unidade hospitalar contava com 12 acomodações na UTI e 12 na enfermaria.

O Governo do Paraná segue diligente em garantir assistência hospitalar à população no enfrentamento à pandemia do Coronavírus. Foram reativados 16 leitos para atender pacientes 100% SUS. “Peço a ajuda da população para tentarmos interromper esse novo ciclo de transmissão do vírus, mantendo o distanciamento social, e os cuidados não farmacológicos, como o uso do álcool em gel e a lavagem frequente das mãos e a utilização de máscaras”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O HRL é um dos cinco maiores hospitais públicos do Paraná. A unidade atende pacientes dos sete municípios do litoral: Paranaguá, Morretes, Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, e hoje conta com 40 leitos entre UTI e enfermaria exclusivos para Covid-19.

Foram reativados 16 leitos na Ala Covid do Hospital Regional

Diariamente, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) atualiza os dados da ocupação de leitos hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como a evolução em números dos casos confirmados no Paraná.

De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), no portal da transparência, o HRL está com 45% de taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto exclusivos para Covid-19. Nos leitos de enfermaria exclusivos para Covid-19, a taxa de ocupação está em 65%. Isso demonstra que na segunda-feira, 7, a unidade hospitalar conta com 11 leitos de UTI adulto disponíveis para receber pacientes e sete leitos livres na enfermaria. As informações são da Coordenação de Regulação do Acesso aos Serviços de Saúde divulgadas no dia 7 de fevereiro pela Secretaria de Saúde do Paraná.

Este cenário configura um crescimento no número de pessoas infectadas pelo vírus desde o começo de 2022. No mês passado, a Ala Covid do HRL chegou a atingir 100% de ocupação em mais de um dia. Segundo a Sesa, “o aumento está diretamente ligado com a maior circulação de pessoas em todo o Estado, devido às festividades de fim de ano”, informou.

Ainda na segunda-feira, 7, o HRL divulgou o Boletim Informativo n.º 462 e atualizou a situação da Ala Covid. O documento registra que há 22 pacientes internados na Ala Covid da unidade hospitalar. Deste total, há 17 confirmados com a doença, quatro em investigação e um negativado.

Além disso, há a confirmação de sete óbitos em decorrência da enfermidade. As mortes ocorreram entre 4 e 6 de janeiro e as vítimas são de moradores de Guaratuba, Morretes, Pontal do Paraná e Paranaguá, com idade que varia entre 66 e 81 anos.

Até o momento, o HRL informa que “foram avaliados 3.623 pacientes, sendo 1.696 casos descartados, 4 casos em investigação e 1.923 pacientes confirmados. 40 casos confirmados de Influenza A H3”, divulgou a casa hospitalar no boletim informativo n.º 462.