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Coronavírus

Hospital Paranaguá conta com estrutura para atendimento da Covid-19

Número de 10 leitos de unidade de isolamento e cinco de UTIs estão destinadas a pacientes com suspeita ou confirmação da doença

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Comitê Institucional é composto por equipe multidisciplinar

A pandemia do novo Coronavírus já chegou ao litoral do Paraná. Com casos e mortes confirmadas decorrentes da Covid-19, uma das preocupações da rede pública e privada de saúde é a adequação para atendimento de forma qualificada e isolada aos pacientes com suspeita ou confirmação da doença. O Hospital Paranaguá exerce importante papel no combate e prevenção ao novo Coronavírus, sendo que, com a chegada da pandemia ao litoral, a casa hospitalar se adequou com protocolos, medidas de distanciamento social e higiene, área de internamento isolada para atendimento e criação do “Comitê Institucional Coronavírus” com mais de 20 profissionais de saúde atuando de forma integrada.

Gabriele Nogueira Cassimiro, enfermeira gestora da Sala de Situação em Covid-19 do Hospital Paranaguá, ressalta que o Comitê Institucional Coronavírus foi criado e composto por uma equipe multidisciplinar, composta por mais de 20 profissionais de diversas áreas da gestão hospitalar,  visto a situação de emergência e o cenário atual de alerta aos casos de pessoas com sintomatologia respiratória pelo novo Coronavírus. “O Comitê tem como objetivo a elaboração e padronização de instruções, normativas, fluxos, protocolos com as melhores evidências científicas, propiciando padronização e embasamento técnico para equipe assistencial, fomentando na Instituição a revisão dos processos assistenciais de forma constante. Na unidade Pronto Atendimento, criamos um fluxo rápido exclusivo aos pacientes com sintomas respiratórios.  Bem como, área exclusiva para os pacientes suspeitos de Covid- 19 que, por ventura, necessitarem do internamento, separada dos paciente internados com outras patologias”, explica. 

Medidas

Segundo a gestora, a unidade reduziu o número de acompanhantes e visitas para reduzir a circulação de pessoas no ambiente hospitalar neste período de pandemia. “Intensificamos as medidas de desinfecção de todos os setores, com produtos conforme padronizados na instituição, incentivamos e monitoramos a higienização das mãos de todos os profissionais atuantes. Realizamos educação continuada com todas as equipes sobre as medidas gerais no enfrentamento à Covid-19, disponibilizamos os EPIs necessários estão sendo distribuídos aos funcionários conforme o Protocolo instituído pela Comissão de Controle de Infecções e preconizado pela ANVISA, para que nossos colaboradores trabalhem de forma segura”, informa a enfermeira.

Número de leitos

A profissional de saúde afirma que o Hospital Paranaguá destinou uma área para internamento aos pacientes suspeitos e confirmados da Covid-19 em área crítica, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e em área não-crítica em uma unidade de internação. “Esta estrutura conta com o acompanhamento de equipe multiprofissional para oferecer um atendimento seguro e de qualidade.  Inicialmente, temos cinco leitos de UTI, 10 leitos de unidade de isolamento Covid-19 e plano de contigenciamento para ampliação de acordo com necessidade e gravidade da situação”, complementa.

Atuação integrada

O Hospital Paranaguá atua de forma integrada com a rede pública e privada de saúde no litoral. Diariamente, a rede pública repassa informativos para auxiliar a equipe na tomada de decisões e com foco nos protocolos para tratamento e reabilitação dos pacientes. “Recebemos e acompanhamos os boletins epidemiológicos para que possamos tomar as medidas necessárias na prática diária e implementar novas ações conforme o número de casos aumenta em nosso município e litoral. Também integramos o Comitê de Urgência/Emergência do Litoral Paranaense e da comissão de combate à Covid-19, implantado pela Prefeitura de Paranaguá. Estamos convictos de que as parcerias entre instituições público/privadas trarão maior resolutividade, cobertura e acolhimento aos nossos munícipes”, explica Cassimiro. 

Com funciona o atendimento

Segundo a enfermeira, a unidade hospitalar está pronta para atender  pacientes que apresentem febre, tosse, dor de garganta, coriza, falta de ar, sendo que, caso apresente esses sintomas, os cidadãos devem procurar atendimento médico. “Nossa equipe está preparada para recebê-los, contamos com uma infraestrutura e equipamentos necessários para um atendimento qualificado para a recuperação de casos moderados e graves. Já na recepção, os pacientes sintomáticos são direcionados ao setor de atendimento Covid-19”, informa.

“Os pacientes atendidos com sintomas leves, conforme recomendação da ANVISA, são orientados a manter isolamento domiciliar e recebem um informativo com todas as orientações a serem seguidas em casa e com seus familiares. Nos casos graves, os pacientes são encaminhados para setores de maiores complexidades, garantindo tratamento com maior eficácia. Contamos com recursos tecnológicos em diagnóstico, tais como tomografia, raio-x, exames laboratoriais e ultrassom durante 24 horas para completo atendimento”, afirma Gabriele. 

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