Connect with us

Coronavírus

Guaratuba prorroga medidas de restrições para comércio e serviços

Medidas de restrição às atividades e serviços foram prorrogadas até o dia 15 de setembro.

Publicado

em

O município de Guaratuba prorrogou até o dia 15 de setembro, as medidas de restrição às atividades e serviços em prevenção à Covid-19. O Decreto n.º 23.505 foi publicado na tarde de quarta-feira, 5, no Diário Oficial do Município.

Durante o tempo de prorrogação, os estabelecimentos comerciais e de serviços e todas as atividades existentes no município de Guaratuba devem se reger conforme as regras constantes ao Anexo Único do novo Decreto Municipal, o qual traz as condições que devem ser seguidas pela população em geral e em cada setor. 

Prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, enfatizou a importância da adesão da população para o efetivo combate à Covid-19 – Foto: Prefeitura de Guaratuba

O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, falou sobre a prorrogação das medidas restritivas e enfatizou a importância da adesão dos guaratubanos para o efetivo combate à Covid-19. “O nosso comitê de gestão da crise da pandemia se reuniu e ouvimos o secretário municipal de Saúde, a Vigilância Sanitária e avaliamos os números da nossa cidade. Após isso, chegamos à conclusão de que não há necessidade de medida mais restritiva, mas também não é possível fazer algum tipo de relaxamento. Os números estão se mantendo, mas os casos ainda continuam acontecendo. Enquanto não tivermos uma redução no número de casos não poderemos afrouxar. Guaratuba está em uma situação um pouco acima da média estadual, e é em algo que inspira bastante atenção e cuidado, por isso a fiscalização precisa continuar acontecendo e a população precisa participar e colaborar.  Sem a adesão popular, não há regra que consiga produzir efeito. Essas regras têm muito um caráter orientativo e de educação, mas volto a dizer, só vai dar certo se a população aderir e fizer a sua parte”, enfatiza Justus.

O decreto também informa que as medidas podem ser revistas, “a partir de critérios objetivos, técnicos e científicos, levando em consideração a transmissão comunitária e a situação epidemiológica da Covid-19 no município, municípios circunvizinhos, 1.ª Regional de Saúde e do Estado do Paraná”.

O anexo do decreto em suas 32 páginas traz orientações preliminares/gerais, as considerações especificas por grupo de atividade, os horários de funcionamento por categoria, bem como procedimentos e penalidades.  

DIA DOS PAIS

A Prefeitura de Guaratuba também informa que realiza uma ação especial de fiscalização e prevenção ao contágio da Covid-19 para o Dia dos Pais. A operação começou às 14h30 de sexta-feira, 7, e se repete no sábado, 8, e no domingo, 9. Equipes da Vigilância Sanitária e Ambiental, Fiscalização, Segurança Pública e servidores de outras secretarias percorrem o comércio para orientar os empresários, funcionários e clientes sobre as normas de proteção à saúde. A ação consiste em informar e esclarecer as dúvidas a respeito das normas de prevenção e proteção. A pesca, os passeios na baía e o acesso às praias estão proibidos durante o fim de semana. Festas permanecem proibidas.

Confira o decreto e o anexo na íntegra:

Foto: AEN