Na segunda-feira, 7, a Prefeitura de Guaratuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que irá alterar o local de vacinação contra a Covid-19 no município para a Central de Vacinas localizada no ginásio do Parque Municipal, no balneário Piçarras. Além disso, o município informou que a partir da quarta-feira, 9, será autorizado o agendamento prévio para as pessoas dos grupos alcançados até agora pela imunização contra o Coronavírus poderem se vacinar.
“As vacinas contra a Covid-19 serão realizadas na Central de Vacinas do ginásio do Parque Municipal (Piçarras), e as vacinas de rotina voltam a ser realizadas nas Unidades Básicas de Saúde. Uma outra novidade é que a partir de quarta-feira (9), o agendamento poderá ser realizado em um portal específico de vacinação: https://vacinas.guaratuba.pr.gov.br “, informa a assessoria.
Segundo a Prefeitura, neste portal, a população poderá realizar o seu cadastro e consultar diariamente a data em que sua vacina ficou agendada. “Até o lançamento do portal, o agendamento deve ser feito pelo WhatsApp das Unidades Básicas de Saúde (UBS)”, complementa.
Grupos alcançados e agendamento
De acordo com o município, podem agendar sua vacinação os grupos prioritários de idosos com mais de 60 anos; pessoas portadoras de Síndrome de Down com mais de 18 anos; pessoas com deficiência permanente Severa que recebem o BPC/Benefício Social maiores que 18 anos; trabalhadores educacionais e da assistência social (CRAS, CREAS, Casas / Unidades de Acolhimento) de 35 anos ou mais; pessoas com comorbidades de 35 anos ou mais e, por fim, população em geral com idade acima de 59 anos. “O agendamento inicia na quarta-feira, 9, e será realizado apenas pelo portal vacina”, complementa.
Idosos que ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 devem realizar o agendamento e aplicação do imunizante nas unidades de saúde. “Além dos professores, também os demais funcionários das escolas públicas e privadas do ensino básico (creche, pré-escola, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizante e EJA), na faixa etária a partir de 35 anos, poderão realizar o agendamento. Também poderão realizar agendamento os trabalhadores da APAE, APADVG e os trabalhadores da Assistência Social vinculados ao CRAS, CREAS, Casas /Unidades de Acolhimento. Os pacientes doentes renais crônicos em diálise serão imunizados no próprio serviço onde realizam a diálise”, finaliza a Prefeitura de Guaratuba.
Com informações da Prefeitura de Guaratuba
Foto: Prefeitura de Guaratuba/Arquivo