conecte-se conosco

Coronavírus

Guaratuba inaugura memorial em homenagem às vítimas da Covid-19

Monumento faz alusão aos moradores que partiram devido à doença

Publicado

em

Foto: Divulgação Prefeitura de Guaratuba

A Praça da Paz, em Guaratuba, agora tem um monumento que homenageia as vítimas da Covid-19. No município, quase 200 moradores não resistiram às complicações causadas pela doença desde o início da pandemia. O Memorial Covid foi inaugurado no feriado de finados em uma cerimônia com a presença das famílias das vítimas.

“Após 20 meses desde o início da pandemia da Covid-19, com a sensação de estarmos chegando ao fim, com a maior parte da nossa população vacinada, elegemos um lugar para prestarmos homenagem às vítimas fatais da doença em nossa cidade. Um monumento erguido na Praça da Paz, na frente do Ginásio de Esportes José Richa”, informou a Prefeitura de Guaratuba.

Para a homenagem, a prefeitura levou em consideração o fato de muitos moradores não terem tido a oportunidade de despedida de seus familiares, já que os velórios ficaram proibidos durante a fase mais crítica da pandemia. 

 Artista plástica Birgitte Tumeller pintou mãos que entregam aos céus, para o voo, lindos guarás. (Foto: Divulgação Prefeitura de Guaratuba)

“Quase duas centenas de cidadãos de Guaratuba perderam sua vida por causa da Covid. Famílias não puderam se despedir devidamente e homenagear seus entes queridos que, repentinamente, lhes foram tirados. A cada uma dessas vítimas, por meio do Memorial, rendemos nossa homenagem e às famílias o nosso sentimento sincero. Esse espaço se tornará um lugar de memória, tentando fazer com que nossa comunidade, em um passar de olhos que seja, rememore com afeto essa história que é de todos nós”, divulgou a Prefeitura de Guaratuba.

Significado da obra

Para a construção do monumento, foi contratada a artista plástica visual conservacionista Birgitte Tumeller, que pintou mãos que entregam aos céus, para o voo, pássaros guarás, fazendo alusão a origem do nome da cidade.

O monumento é decorado com azulejos pintados. O vão aberto entre as mãos traduz o afastamento necessário no momento de pandemia. “As mãos surgem da restinga, vegetação típica do litoral e de extrema importância para a manutenção da orla e da fauna. A posição das mãos simboliza a entrega, a devoção, a conexão terra – céu, e o contato doce, e de pele, que a tantos faltou na hora da partida de seu ente querido. As mãos entregam aos céus as almas dos guaratubanos”, informou a prefeitura.

Memorial Covid foi inaugurado no feriado de finados. (Foto: Divulgação Prefeitura de Guaratuba)

Memorial on-line

Assim como na Praça da Paz, o Memorial tem uma versão on-line, para também ser um lugar virtual de afeto, respeito e homenagem. “Onde esses filhos, mães e pais que foram levados, tenham suas histórias contadas, lembradas e preservadas”, enfatizou a Prefeitura. 

O Memorial on-line está disponível no site da Prefeitura de Guaratuba, que traz os nomes de algumas das vítimas e depoimentos dos familiares que autorizaram a inclusão na homenagem. “Os familiares que não foram encontrados e que, por isso, não mandaram seus textos e fotos ou aqueles que no momento não conseguiram mandar e que agora se sentem em condições, poderão fazê-lo, entrando em contato conosco pelo número (41) 99128-7930”, destacou a Prefeitura de Guaratuba.

Os depoimentos também podem ser acessados por meio do QRCode que consta na placa do monumento.

Publicidade






Em alta