conecte-se conosco

Coronavírus

Guaratuba encerra “lockdown”, mas prossegue com ações preventivas

Barreiras sanitárias seguem vigentes, bem como toque de recolher e medidas preventivas à Covid-19 (Foto: Prefeitura de Guaratuba)

Publicado

em

Guaratuba encerra "lockdown", mas prossegue com ações preventivas

19 estabelecimentos foram autuados em fiscalização na cidade

Após 77 horas, a Prefeitura de Guaratuba encerrou o “lockdown” no município às 5h da segunda-feira, 22. O prefeito Roberto Justus fez um balanço positivo das ações restritivas visando o enfrentamento à pandemia da Covid-19, visto o aumento de casos e mortes, bem como a superlotação do sistema de saúde de Guaratuba e de todo o litoral. Apesar do fechamento total ter sido encerrado, as medidas de prevenção ao Coronavírus continuam vigentes no município, incluindo o toque de recolher das 20h às 5h diariamente.

“Muito obrigado. Guaratuba deu um exemplo para todo o País de civilidade, de parceria e união, o que é motivo de muito orgulho para todos nós. Foi um movimento apartidário, apolítico, que mostra o quanto a nossa população está envolvida e sensibilizada com a questão de saúde no nosso município”, afirma o prefeito Roberto Justus, agradecendo aos servidores, secretários e voluntários, que colaboraram nas barreiras e fiscalizações. “Nos reuniremos com o Comitê da Pandemia para definir como será a manutenção das barreiras aqui na nossa cidade, algo que já está acertado com os prefeitos de todo o litoral. Faremos a fiscalização das praias que permanecem fechadas, a princípio, bem como a manutenção da atividade fiscalizatório do setor comercial, que funciona, mas que deve estar atento às regras”, detalha, pedindo a continuidade de distanciamento social, de sair de casa só quando necessário, prezar pela higienização das mãos e uso de máscara.

Diariamente, 120 funcionários de todas as secretarias do município, sem exceção, trabalharam durante esse período como fiscais nas ruas e também nas barreiras restritivas nas entradas da cidade e na área rural. “A fiscalização do Decreto n.º 23.786 ocorreu também com  barco percorrendo a baía”, informa o município. 

Segundo a assessoria, denúncias foram recebidas pelas equipes da Fiscalização, Vigilância Sanitária, Segurança com apoio da Polícia Militar. “De sexta-feira, 19, a domingo, 21, a Vigilância Sanitária e Ambiental interditou 1 estabelecimento e realizou 13 autuações. Das 154 visitas realizadas, 41 estabelecimentos receberam orientações de adequação”, informa.

Veículos

No domingo, 21, último dia de lockdown, a Prefeitura de Guaratuba informou que as ações nas barreiras restritivas na entrada da cidade resultaram em 92 veículos barrados e que tiveram que retornar ao seu local de origem. 672 veículos tiveram seus acessos negados nas barreiras localizadas na Prainha, Coroados e Área Rural, algo que segue os Decretos n.º 23.785  e n.º 23.786, onde ficaram autorizados a entrar na cidade apenas veículos de moradores, veículos que estão de passagem para outros municípios, veículos de pessoas que trabalham nos serviços autorizados a funcionar ou cargas para os mesmos estabelecimentos.

“O lockdown encerrou mas todos devem continuar com as medidas de prevenção para o enfrentamento do coronavírus para que não seja necessário novo lockdown”, afirma o secretário municipal da Saúde, Gabriel Modesto. “Estima-se que o resultado do lockdown com o desaceleramento da transmissão poderá ser visto de 10 a 14 dias, se as medidas de proteção individuais e coletivas continuarem.  No final de semana, a cidade registrou 50 novos casos de Covid-19”, detalha a pasta.

Decretos vigentes

Segundo a Prefeitura, as barreiras restritivas seguem ativas nas entradas do município.  “Pelo Decreto n.º 23.785, entram na cidade apenas veículos de moradores, veículos que estão de passagem para outros municípios, veículos de pessoas que trabalham no município ou cargas, mediante documento de comprovação”, informa. 

“Também continua vigente o Decreto 23.782, que segue o Decreto Estadual 7.020/2021, e regulariza outras medidas de enfrentamento à Covid-19 discutidas com representantes do comércio e com a presidência da Comissão Covid-19 da Câmara de Vereadores”, informa a assessoria.

“O decreto traz especificações sobre capacidade de público, horários e medidas obrigatórias para os estabelecimentos comerciais e serviços de Guaratuba, essenciais ou não essenciais, no combate a disseminação da Covid-19.  O decreto também traz e mantém algumas suspensões, como da atividade de ônibus e vans de turismo, torneios esportivos, interdições de áreas de lazer.  O toque de recolher acompanha a normativa estadual, das 20h às 5h”, finaliza a Prefeitura de Guaratuba.

Com informações da Prefeitura de Guaratuba

Leia também: 9,5 mil pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 2,8 mil com a segunda no litoral

plugins premium WordPress