Connect with us

Coronavírus

Guaratuba amplia fiscalização às medidas preventivas contra a Covid-19

Prefeito Justus alertou que festas clandestinas foram um dos motivos do aumento de casos e mortes de Coronavírus

Publicado

em

Guaratuba amplia fiscalização às medidas preventivas contra a Covid-19

Roberto Justus diz que reunião com prefeitos do litoral acontecerá na quarta-feira, 24

Na tarde de terça-feira, 23, em coletiva realizada no Iate Clube, a Prefeitura de Guaratuba divulgou uma série de novas medidas restritivas para conter o avanço da pandemia da Covid-19 no município, em virtude do aumento de casos e óbitos decorrentes da doença nos últimos dias. O prefeito Roberto Justus, junto a secretários municipais, explicou que haverá um aumento na fiscalização das medidas preventivas, como o toque de recolher das 23h às 5h, as medidas de distanciamento social, uso de máscaras, inclusive na praia, e outras ações com foco no enfrentamento ao Coronavírus.

“O que vale para Guaratuba deve valer para o litoral todo”, explica o prefeito, destacando que uma reunião será realizada entre todos os prefeitos do litoral na quarta-feira, 24, quando haverá uma decisão conjunta sobre possível novo decreto válido para toda a região.  “Hoje somente iremos alertar a população no que diz respeito ao que estamos vivendo e, mais importante, contar para a população que não haverá nenhum tipo de afrouxamento. Seremos rigorosos na cobrança do cumprimento daquilo que já está em vigor”, explica Justus.

“Não vou falar em novas regras sem ter conversado com os demais prefeitos do litoral e, da mesma forma, eu preciso ver o que vem do Governo do Estado. O que precisa ser pontuado neste momento é que não haverá mais tolerância”, informa o gestor. 

O prefeito destacou a necessidade de que servidores respeitem as medidas preventivas, bem como uso de máscara, algo que será fiscalizado não somente no ambiente de trabalho, como também fora dele na vida privada. Justus também reforçou que o ensino híbrido na rede municipal de educação seguirá ativo, visto as medidas preventivas adotadas pela Secretaria Municipal de Educação, com foco no distanciamento social, higiene e protocolo de uso de máscaras. Justus também ressaltou que comércio e empresariado de Guaratuba está cumprindo as normas de prevenção à Covid-19.

“Haverá reforço de fiscalização especialmente nas festas clandestinas”, alerta o gestor, destacando que foram esses eventos ilícitos um dos motivos para aumento de casos da Covid-19. “Não estamos falando de baladas onde se paga o ingresso, mas de grandes aglomerações que ocorrem nas casas das pessoas. Isso poderá gerar responsabilização administrativa, civil e penal das pessoas. Iremos para cima com isso”, explica o prefeito. 

Cenário preocupante

Segundo o secretário de Saúde, Gabriel Modesto, o cenário atual da pandemia em Guaratuba é preocupante, com 2.701 casos e 55 óbitos decorrentes da Covid-19 até agora. “Houve aumento e aceleração de casos. Desde o começo da pandemia, nós tivemos em agosto um momento crítico na rede, e agradeço ao secretário de Saúde, Beto Preto, que ampliou leitos e conseguimos vencer aquela crise. A cada nova subida da curva chegamos a patamares mais altos, em fevereiro isso aconteceu de forma intensa, criando uma pressão no serviço de saúde de Guaratuba, do litoral e de todo o Estado”, explica.

“Nas últimas quatro semanas, houve um aumento grande trazendo uma pressão ao nosso sistema de saúde jamais vivido”, alerta, destacando que na temporada de verão houve intensificação de casos relacionados ao descuido com as medidas preventivas. 

Na coletiva foi apresentado também um balanço das ações da Prefeitura de Guaratuba no enfrentamento à pandemia, algo que será divulgado de forma completa pela Folha do Litoral News na próxima edição. 

Leia também: Anvisa autoriza registro definitivo da vacina da Pfizer no Brasil