Coronavírus

Fiscalização ao cumprimento do toque de recolher prossegue em Paranaguá

Aglomerações, venda irregular de bebida alcoólica e estabelecimentos abertos durante o toque de recolher foram algumas das irregularidades flagradas (Foto: Prefeitura de Paranaguá)

Fiscalização ao cumprimento do toque de recolher prossegue em Paranaguá

Fiscalização ao cumprimento do toque de recolher prossegue em Paranaguá

Ação conjunta entre prefeitura e Estado vai seguir ocorrendo durante o Natal e Ano-Novo

No último fim de semana, a Prefeitura de Paranaguá, por meio de equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e Secretaria Municipal de Urbanismo (Semur), e a Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizaram ações de fiscalização ao cumprimento do toque de recolher como medida de prevenção à pandemia da Covid-19. Diversas irregularidades foram constatadas pelas equipes, desde o descumprimento ao período de recolhimento domiciliar entre as 23h e 5h, até aglomerações e venda irregular de bebida alcoólica. 

Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), equipes do município junto à PMPR, realizaram uma ampla fiscalização do decreto estadual do toque de recolher. “Durante a fiscalização foram identificadas aglomerações em diversos pontos da cidade. A equipe emitiu notificações e orientou as pessoas sobre o cumprimento do toque de recolher, bem como sobre a utilização de máscaras, álcool em gel e a importância do distanciamento social”, explica o município

“Pedimos colaboração para a população, só assim iremos evitar o aumento dos casos de Covid-19 no município. No decorrer das fiscalizações encontramos diversas pessoas sem máscaras e aglomeradas, realizamos orientação e, em alguns casos, notificações”, afirma a comandante da Guarda Civil Municipal, Márcia Garcia.

De acordo com a prefeitura, as ações de fiscalização ao toque de recolher seguirão enquanto o decreto estadual estiver vigente, ou seja, durante todo o final de ano abrangendo os feriados de Natal e Ano-Novo. “O toque de recolher vai das 23h às 5h e é proibida a comercialização de bebidas alcoólicas neste período”, relata o município.

“Estamos fazendo valer a lei, não queremos prejudicar ninguém, mas precisamos da colaboração de todos para que não aumentem os números de casos da doença”, afirma o secretário de Urbanismo, Koiti Takiguti.

Segundo o município, durante o fim de semana, as equipes abordaram diversas pessoas em pequenas aglomerações e as orientou para que se retirassem e voltassem às suas residências. “Alguns estabelecimentos comerciais foram flagrados vendendo bebidas alcoólicas, o que é proibido, conforme o decreto estadual. Vários comércios ambulantes estavam abertos e foram orientados a fechar. Participaram da ação as secretarias de Urbanismo (Semur) e a Secretaria de Serviços Urbanos (Semsu), a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar do Paraná”, informa Prefeitura de Paranaguá.

Consciência de todos para controle da pandemia

Segundo a Secretaria Municipal de Segurança (Semseg), assim como ocorre desde março, a pasta seguirá concedendo apoio à PMPR e fiscalizando o decreto estadual vigente. “O balanço das ações é positivo, principalmente quando se refere à população que está consciente do momento atual de enfrentamento à pandemia. Por outro lado, o secretário municipal de Segurança, João Carlos Silva, lamenta que algumas pessoas insistem em desrespeitar as medidas de prevenção, causam aglomerações e, muitas vezes, sem o uso de máscara colaborando com o aumento no número de casos da doença e levando o vírus para outras pessoas que estão respeitando as medidas de prevenção”, complementa.

“Algumas pessoas ainda não entenderam a razão do toque de recolher. O decreto Estadual proíbe a circulação de pessoas e a compra e consumo de bebidas alcoólicas nesse período. Com isso, vemos que ocorreu redução no número de acidentes de trânsito. Estamos vivendo um momento com hospitais utilizando suas capacidades máximas e evitar acidentes de trânsito é uma forma importante de reduzir os internamentos. O objetivo é justamente diminuir o número de leitos de UTI ocupados por vítimas de acidentes”, afirma o secretário. 

“As ações têm surtido efeito positivo no que diz respeito à diminuição substancial das ocorrências de descumprimento do toque de recolher. Entendemos do ponto de vista da fiscalização urbanística, que a aglomeração propicia a contaminação em massa e precisa ser evitada neste momento de pandemia”, relata o secretário de Urbanismo, Koiti Cláudio Takiguti.

Como denunciar

A prefeitura afirma que qualquer cidadão pode denunciar possíveis irregularidades com relação ao toque de recolher, aglomerações e desrespeito às medidas vigentes para controle da pandemia. “Caso presencie alguma ação em descumprimento do decretado, o cidadão pode denunciar por meio dos números 153 da Guarda Civil Municipal, 190 Polícia Militar e pelo aplicativo da Guarda Civil Municipal”, finaliza. 

Com informações da Prefeitura de Paranaguá – Secom

Leia também: Brasil vai exigir teste negativo de Covid-19 para entrada no País

Você também poderá gostar

Fiscalização ao cumprimento do toque de recolher prossegue em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.