Connect with us

Coronavírus

Festa da Tainha e eventos de inverno estão suspensos em Paranaguá

Prefeitura estima que demanda no setor turístico caiu em 65% (Foto: Secom/PMP – Arquivo)

Publicado

em

A pandemia do novo Coronavírus, além da situação grave na saúde pública local, trouxe também prejuízos econômicos, em que o turismo, devido ao cancelamento necessário de eventos, foi uma das áreas mais prejudicadas. Segundo a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), em 2020 a Festa da Tainha, Feira das Nações e Encontro Internacional de Motociclistas, entre outros eventos no município durante junho, julho e agosto, estão oficialmente suspensos devido às restrições sanitárias para que não haja aglomeração de pessoas e aumento da circulação do vírus no município, algo que reduzirá drasticamente a vinda de turistas a Paranaguá e ao litoral.

“Devido à pandemia, os eventos do município estão suspensos. As festas sazonais não serão remarcadas, como a Festa da Tainha, que depende da época da pesca. Precisamos aguardar a evolução da pandemia para definirmos novas diretrizes a respeito dos demais eventos”, salienta a Secultur. “A previsão para remarcar eventos vem de acordo com as recomendações das autoridades de saúde. Enquanto não houver segurança para a realização de eventos não há como definir”, explica.

De acordo com o município, com relação à Festa da Tainha, os permissionários do evento são pescadores de comunidades tradicionais que estão amparados e organizados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca.

Queda no turismo

Segundo a secretaria, com base em pesquisas realizadas sobre o setor, a estimativa é que o setor turístico teve uma grande queda em 2020 até agora. “Estimamos que nesse período de 2020, a demanda tenha caído em torno de 65% em comparação com os anos anteriores, tendo em vista que o turismo hoje é basicamente corporativo. A Secretaria de Cultura e Turismo tem planejado as ações de retomada do setor para quando tudo estiver melhor”, completa a Secultur.

“O município tem investido em instrumentos para o fomento turístico com muitos estudos e planejamento, certamente o setor voltará com mais competitividade e Paranaguá com ainda mais atrativos”, finaliza o secretário municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo.