Connect with us

Coronavírus

Festa com mais de 30 pessoas resulta em novos casos de Covid-19 em Paranaguá

Participantes do evento particular estão em isolamento

Publicado

em

Na quinta-feira, 14, o prefeito Marcelo Roque divulgou para a imprensa local informações de que uma festa particular realizada por moradores em Paranaguá, incluindo pessoas que viajaram para outro Estado, foi um ponto de infecção de novos casos da Covid-19 no município, algo confirmado pela Prefeitura de Paranaguá. O aumento de casos foi contabilizado pelo município e pelo informe epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) com cinco novos registros de Covid-19 no município de um dia para o outro. O evento desrespeitou decretos da prefeitura e do Estado de isolamento social para que eventos com concentração de pessoas não sejam realizados e o vírus não circule. 

Medidas severas

O município afirma que o aumento no número de casos poderá fazer com que medidas de isolamento social mais severas sejam adotadas em Paranaguá nos próximos dias. A assessoria afirma que 14 decretos já foram publicados durante a pandemia, todos focando o isolamento social. “Todas as medidas de prevenção são tomadas pela Prefeitura de Paranaguá com fiscalização, orientações sobre distanciamento social, uso de máscara e a determinação de não realizar eventos neste período de pandemia. Uma festa foi realizada com cerca de 30 a 40 pessoas o que culminou em transmissão da doença”, afirma o município.

“A pessoa que realizou a festa havia viajado para outro Estado. As amostras foram coletadas e o bloqueio epidemiológico está sendo realizado. Não há como especificar o número de pessoas contaminadas antes de todos os exames estarem computados”, afirma a Secretaria Municipal de Saúde (Semsap). A pasta ainda reforça que, por meio do Departamento de Epidemiologia, realiza acompanhamento de todos os pacientes, com exames nos casos suspeitos, confirmados e em todos que tiveram contato com o paciente.

“Em conjunto com as medidas de isolamento social, a barreira epidemiológica realizada pela equipe tem gerado resultados positivos evitando o crescimento desenfreado de casos. Contudo, é de suma importância que todas as pessoas orientadas a ficar em casa permaneçam em quarentena. Essas pessoas são acompanhadas diariamente pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde para saber como estão com relação aos sintomas da doença e receber orientações sobre o isolamento”, afirma a assessoria. 

“Nos entristece saber que estamos lutando, buscando o melhor para a saúde da população e nos deparamos como uma situação como essa que pode afetar de forma significativa toda a barreira epidemiológica que fizemos na cidade. Transferi meu gabinete para a sede da Secretaria Municipal de Saúde para acompanhar de perto todas as ações desenvolvidas e dialogar com maior frequência com os profissionais que atuam na pasta”, afirma o prefeito Marcelo Roque. 

“Nos entristece saber que estamos lutando, buscando o melhor para a saúde da população e nos deparamos como uma situação como essa que pode afetar de forma significativa toda a barreira epidemiológica que fizemos na cidade”, ressalta o prefeito Marcelo Roque

Segundo o prefeito, uma das primeiras atitudes do município for reforçar o isolamento social, algo que gerou resultados positivos no controle da pandemia. “Estamos fazendo todo o possível, tomando atitudes firmes para salvar vidas, mas precisamos também que a população se conscientize dos riscos, use máscara e pratique o isolamento social”, complementa Marcelo Roque. 

Segundo a Prefeitura, com relação a churrascos e festas residenciais, a orientação é para que não sejam realizadas, seguindo o que os decretos municipais afirmam. “O isolamento social é a forma mais eficaz para evitar a transmissão da doença, além da utilização de máscaras. Se a população verificar irregularidades ou o descumprimento do determinado em decreto, pode entrar em contato pelo telefone 153 para que as equipes de fiscalização possam verificar o ocorrido e medidas cabíveis sejam tomadas, caso necessário”, destaca. 

Novos casos e projeções

Antes mesmo da confirmação da Sesa, o município afirmou que cinco casos novos de Coronavírus seriam confirmados em Paranaguá na quinta-feira, 14, algo que acende um alerta ainda maior com relação à necessidade de isolamento social. “Com relação aos números até o final de maio, é uma previsão conforme estudos realizados que verificam a curva do vírus. O cenário atual está sendo acompanhado para verificar quais medidas futuras serão tomadas”, finaliza.