conecte-se conosco

Coronavírus

Decreto estabelece novo horário para fechamento de bares e restaurantes

Shoppings ficam proibidos de funcionar aos fins de semana.

Publicado

em

Novo decreto

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, anunciou na manhã de segunda-feira, 15, novas medidas de enfrentamento e combate à Covid-19 no município. O novo decreto determina novos horários para o funcionamento de bares e restaurantes e proíbe a entrada e saída de excursão para compras e viagens no município de Paranaguá, além de outras questões listadas a seguir.

“O descumprimento das regras gerou um novo decreto. Estamos fazendo um levantamento daquilo que não deu certo no município. Muitas pessoas estão descumprindo as normas, querendo fazer compras em excursão em São Paulo; além de bares e restaurantes descumprindo o decreto e pessoas fazendo festas em bairros”, destaca o prefeito Marcelo Roque. “Para mim é duro como prefeito tomar medidas drásticas, mas preciso pensar no número de pessoas internadas, passando dificuldades. A partir de agora a fiscalização vai multar quem descumprir o decreto e quem contribui com a disseminação do vírus com velocidade”, ressalta o prefeito.

Saúde

A secretária municipal de Saúde, Lígia Campos Cordeiro, enfatizou que já são 211 casos de Covid-19 registrados no litoral e 7 óbitos. “Estamos editando esse novo decreto em função do número de casos e para conter a pandemia. Nós precisamos que cada munícipe faça o seu melhor. Precisamos que medidas básicas, como o uso de máscaras, distanciamento social e o decreto municipal seja cumprido”, destaca a secretária.

Novas medidas:

O decreto número 2041/20 estabelece medidas de restrições no município de Paranaguá nos estabelecimentos comerciais listados no decreto em razão da pandemia.

Fica estabelecido diariamente o horário de 21 horas para fechamento de bares, restaurantes, pizzarias e lanchonetes. Após o horário estabelecido poderão ser mantidas entregas em domicílio, através de delivery.

Os serviços de entrega em domicílio devem reforçar medidas de higiene; sendo obrigatório o uso de álcool gel; os estabelecimentos devem orientar os consumidores a evitar a manipulação de notas e moedas, fazendo o pagamento através de cartão de crédito; e fica proibida a venda de bebidas alcoólicas após às 20 horas.

Lojas de materiais de construção devem funcionar das 10h às 16 horas de segunda a sexta-feira e das 9 às 13h aos fins de semana.

Shoppings deverão permanecer fechados aos fins de semana.

Proibida entrada e saída de veículos de excursão de Paranaguá.

O Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Semana crítica

O coordenador da Sala de Situação da Secretaria Municipal de Saúde, Gianfank Tambosetti, explicou que nesta semana, o Paraná deve viver momentos críticos com relação ao número de casos da Covid-19. “Estamos entrando em nova fase. Não é mais possível fazer o controle da doença e isso traz preocupação sobre o alastramento da doença. Esta semana será muito perigosa quanto à pandemia. Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Clóvis Arns, já se consegue perceber que a UTI dos hospitais particulares de todo o Estado está lotando. Com isso, devemos ter consciência de cumprir as medias. Se fizermos direito o nosso trabalho e as medidas propostas pelas autoridades, podemos começar a retomar o controle em 4 a 6 semanas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia”, destaca.

O secretário de Segurança, João Carlos Silva, destaca que “neste momento precisamos de apoio através do 153 e 190 para verificar todas as denúncias. A partir de agora, tomaremos medidas mais drásticas. Os casos estão aumentando na cidade. Através da flexibilização, as pessoas confundiram. Mercados lotados, algumas farmácias que não estão respeitando, e infelizmente a maioria dos restaurantes e bares não está seguindo o decreto. A Guarda Municipal estará fiscalizando. Peço que as pessoas acatem as ordens. Se os bares e restaurantes não cumprirem as medidas, nós caçaremos o alvará por tempo indeterminado”, deixou claro o secretário.

Casos

Em Paranaguá, são 111 casos confirmados de Covid-19 divulgados em boletim epidemiológico no domingo, 14. De sexta-feira, 12, a domingo, 14, foram 15 novos casos.

Em alta

plugins premium WordPress