Local será anexo ao Centro de Diagnóstico João Paulo II
Na sexta-feira, 19, às 12h, a Prefeitura de Paranaguá realiza solenidade de inauguração de um Hospital de Campanha para atendimento a pacientes com suspeita ou diagnóstico do novo Coronavírus no município. O objetivo é ampliar a estrutura pública de saúde para atendimento à pandemia, algo que já era programado nos últimos meses pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A entrada em funcionamento do hospital ocorre em junho, mês em que a Covid-19 se alastrou ainda mais por Paranaguá, com o município passando de 63 casos confirmados da doença no dia 1.º para 130 no dia 18, um total de 67 novos pacientes infectados pela Covid-19 em 18 dias.
Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a solenidade será fechada ao público para evitar aglomeração e, consequentemente, reduzir riscos de contágio da doença.
O hospital de campanha foi instalado no centro cirúrgico do Centro de Diagnóstico João Paulo II, no Parque São João. De acordo com a Semsa, o espaço conta com 10 leitos de enfermaria podendo ser ampliado para até 30, caso necessário. “O intuito é atender casos leves de suspeitos ou confirmados para Covid-19, desafogando, assim, o Hospital Regional do Litoral (HRL) que atende as sete cidades litorâneas. Os demais serviços realizados no Centro de Diagnóstico João Paulo II não serão afetados, pois o espaço – que estará pronto em breve – contará com entrada e equipe de profissionais de saúde específicas para atendimentos relacionados ao Coronavírus”, informa.
“O ambiente será o local de referência para esse serviço, ou seja, após entregue, a unidade de Saúde na Serraria do Rocha, voltará a ter sua função de unidade básica de saúde”, complementa a Secretaria de Saúde.
Verba e apoio de empresas portuárias
Segundo o município, os recursos utilizados para a instalação da estrutura física são próprios da Prefeitura de Paranaguá. “Os equipamentos foram adquiridos por meio de recursos do município e também com o apoio de empresas portuárias com a doação de equipamentos que, aos poucos, estão chegando para o funcionamento do hospital de campanha”, completa.
“Estamos em constante luta contra a disseminação do Coronavírus no município, por outro lado também nos preocupamos com a economia dos parnanguaras, mas estamos em constante avaliação da situação atual e, sempre que necessário tomaremos atitudes que visam especialmente a salvaguardar a vida dos parnanguaras”, finaliza o prefeito Marcelo Roque.
Fotos: Prefeitura de Paranaguá